Oficina de genética, digestão e saúde : uma forma didática de ensino da herança poligênica a doenças metabólicas e do sistema digestivo
Resumo
Resumo : O desenvolvimento de doenças crônicas resulta da interação entre fatores genéticos e ambientais. A modulação de fatores do ambiente pode prevenir ou reverter processos de adoecimento, pela regulação da expressão gênica. A compreensão da interação genes-ambiente torna-se fundamental, para estabelecer e manter hábitos de vida que colaboram para uma longevidade saudável. Para responder ao desafio de criar e implementar estratégias para aquisição deste conhecimento no ensino fundamental e médio, optou-se pela gamificação como ferramenta educacional, pois essa estratégia gera engajamento e aprendizado efetivo. Foi desenvolvido um jogo de rotação por estações, que promove o aprendizado da propensão (epi)genética a doenças que afetam o metabolismo e o aparelho gastrointestinal. O jogo foi elaborado para a Semana de Ciência e Tecnologia de 2022 na Universidade Federal do Paraná, visando adolescentes de 13 a 17 anos. A estação intitulada "Genética, Digestão e Saúde: Ser Saudável Também é Gostoso!" aborda quatro doenças: síndrome metabólica, diabetes tipo 1, doença celíaca e câncer colorretal. O jogo é dividido em 5 mesas. Na primeira mesa, são explicados os conceitos básicos de regulação da expressão gênica e a importância de manter uma boa microbiota intestinal, por meio da apresentação de placas resinadas contendo colônias de bactérias intestinais. Em seguida, os alunos recebem fichas com genótipos de variantes que estão associadas a suscetibilidade a estas doenças, cada genótipo com a representação gráfica de um termômetro. Genótipos de risco já apresentam uma "casa" do termômetro preenchida, para representar o risco inato ao desenvolvimento da doença. Nas demais mesas, cada doença é explicada por meio de um pôster, sendo ao final, sorteado um alimento dentre seis, expostos na mesa. Se este aumentar a predisposição à doença abordada, uma casa do termômetro é preenchida. O objetivo é completar o circuito sem preencher totalmente o termômetro. O jogo de rotação por estações obteve resultados positivos em eventos sediados na UFPR, UEPG e escolas locais. Além de despertar o interesse dos alunos para o tema, a dinâmica preencheu uma lacuna na aplicação prática dos conceitos de epigenética, normalmente pouco abordados nas diretrizes curriculares nacionais, capacitando os estudantes a fazerem escolhas conscientes em relação ao seu estilo de vida
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