dc.contributor.advisor | Teixeira, Cristina Frutuoso, 1962- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.creator | Lima, Bianca de Olischevis | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-28T18:17:56Z | |
dc.date.available | 2025-04-28T18:17:56Z | |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/96223 | |
dc.description | Orientador: Profa. Dra. Cristina Frutuoso Teixeira | pt_BR |
dc.description | Monografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O ensino de Ciências ainda é pautado em um caráter exclusivamente conteudista, baseando-se em concepções pouco estimuladoras e nada significativas para um ensino-aprendizagem que vise uma formação crítica e reflexiva dos estudantes. Essa problemática piora quando se trata do saneamento básico, uma vez que este é ainda bastante reduzido e não contempla o sistema em todas as suas vertentes, resultando em uma aprendizagem falha. Quando trabalham esse conteúdo, na maioria das vezes, os docentes fazem uso único e exclusivamente do livro didático, que, por não possuírem conhecimentos necessários para avaliar as informações presentes neste recurso, o fazem de modo equivocado. O saneamento básico no Brasil é um serviço essencial e um direito social previsto na Constituição Federal. Sua precarização e/ou deficiência repercute na saúde pública, na qualidade ambiental e na qualidade de vida da população. Devido à falta de informações sobre as responsabilidades e incumbências do sistema, a população deixa de cobrar e fiscalizar os serviços que lhe são direito. Nesse sentido, o saneamento básico pode ser articulado à Educação Ambiental, em sua vertente crítica, pois considera que a problemática socioambiental deve ser entendida com base na realidade concreta, intrínseca às transformações socioambientais. Neste contexto, a presente pesquisa buscou entender aspectos relacionados ao saneamento básico e a Educação Ambiental nos livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental. Observou-se uma insuficiência de aprofundamento sobre os serviços contemplados no saneamento que acaba acarretando em uma visão distorcida sobre o tema e fragiliza o entendimento sobre a realidade da população brasileira nos seus mais diferentes aspectos. Sendo assim, a Educação Ambiental torna-se um instrumento fundamental para atenuar as desigualdades que emergem desse cenário por meio de uma aprendizagem significativa, que possibilita a ressignificação do homem com a natureza | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Saneamento - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental - Livros didaticos | pt_BR |
dc.title | Educação ambiental e saneamento básico : uma análise nos livros didáticos de ciências do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |