Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOliveira, Odisséa Boaventura de, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.creatorOliveira, André Moiano Fiori dept_BR
dc.date.accessioned2025-04-28T18:16:07Z
dc.date.available2025-04-28T18:16:07Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/96222
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Odisséa Boaventura de Oliveirapt_BR
dc.descriptionMonografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A presente pesquisa surgiu em decorrência da percepção pessoal a respeito do tema ISTs ter sua visibilidade reduzida nos últimos tempos, principalmente nas mídias é possível observar um certo silenciamento. Já as pesquisas científicas da área médica mantêm este tema como foco, pois têm-se percebido um aumento nas ocorrências destas infecções. Tal fato me impulsionou a um aprofundamento nos livros didáticos e suas abordagens sobre o assunto, pois os alunos que têm acesso a esses livros estão no período da vida em que ocorre um despertar de interesse sobre a sexualidade. Portanto, o conhecimento dessas infecções se faz necessário de maneira a obterem informações corretas sobre os riscos, mas que ao mesmo tempo não os provoque pavor ao potencializar esses riscos. Foram analisados três livros didáticos quanto ao conteúdo ISTs e suas relações com a saúde pública e as questões culturais. Também foi feito um levantamento sobre outros textos de divulgação científica que tivessem temas relacionados. Os resultados apontam que um dos livros traz apenas a abordagem científica, porém explica o conteúdo com detalhamento, enquanto que os outros dois apesar de possuírem uma explicação mais sucinta das ISTs, conversam com o leitor, se comunicando sobre as relações sexuais, não apenas como método de reprodução, mas como demonstração de afeto, porém em ambos esta conversa com o leitor ficou reservada ao encerramento do tema e não ocorreu ao longo do textopt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDSTpt_BR
dc.subjectLivros didaticos - Brasilpt_BR
dc.subjectCiências (Ensino fundamental)pt_BR
dc.titleInfecções sexualmente transmissíveis nos livros didáticos : revisão, abordagens e possibilidades para o ensino fundamental iipt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples