dc.contributor.advisor | Oliveira, Odisséa Boaventura de, 1963- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.creator | Oliveira, André Moiano Fiori de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-28T18:16:07Z | |
dc.date.available | 2025-04-28T18:16:07Z | |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/96222 | |
dc.description | Orientador: Profa. Dra. Odisséa Boaventura de Oliveira | pt_BR |
dc.description | Monografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A presente pesquisa surgiu em decorrência da percepção pessoal a respeito do tema ISTs ter sua visibilidade reduzida nos últimos tempos, principalmente nas mídias é possível observar um certo silenciamento. Já as pesquisas científicas da área médica mantêm este tema como foco, pois têm-se percebido um aumento nas ocorrências destas infecções. Tal fato me impulsionou a um aprofundamento nos livros didáticos e suas abordagens sobre o assunto, pois os alunos que têm acesso a esses livros estão no período da vida em que ocorre um despertar de interesse sobre a sexualidade. Portanto, o conhecimento dessas infecções se faz necessário de maneira a obterem informações corretas sobre os riscos, mas que ao mesmo tempo não os provoque pavor ao potencializar esses riscos. Foram analisados três livros didáticos quanto ao conteúdo ISTs e suas relações com a saúde pública e as questões culturais. Também foi feito um levantamento sobre outros textos de divulgação científica que tivessem temas relacionados. Os resultados apontam que um dos livros traz apenas a abordagem científica, porém explica o conteúdo com detalhamento, enquanto que os outros dois apesar de possuírem uma explicação mais sucinta das ISTs, conversam com o leitor, se comunicando sobre as relações sexuais, não apenas como método de reprodução, mas como demonstração de afeto, porém em ambos esta conversa com o leitor ficou reservada ao encerramento do tema e não ocorreu ao longo do texto | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | DST | pt_BR |
dc.subject | Livros didaticos - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Ciências (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.title | Infecções sexualmente transmissíveis nos livros didáticos : revisão, abordagens e possibilidades para o ensino fundamental ii | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |