Infecções sexualmente transmissíveis nos livros didáticos : revisão, abordagens e possibilidades para o ensino fundamental ii
Resumo
Resumo : A presente pesquisa surgiu em decorrência da percepção pessoal a respeito do tema ISTs ter sua visibilidade reduzida nos últimos tempos, principalmente nas mídias é possível observar um certo silenciamento. Já as pesquisas científicas da área médica mantêm este tema como foco, pois têm-se percebido um aumento nas ocorrências destas infecções. Tal fato me impulsionou a um aprofundamento nos livros didáticos e suas abordagens sobre o assunto, pois os alunos que têm acesso a esses livros estão no período da vida em que ocorre um despertar de interesse sobre a sexualidade. Portanto, o conhecimento dessas infecções se faz necessário de maneira a obterem informações corretas sobre os riscos, mas que ao mesmo tempo não os provoque pavor ao potencializar esses riscos. Foram analisados três livros didáticos quanto ao conteúdo ISTs e suas relações com a saúde pública e as questões culturais. Também foi feito um levantamento sobre outros textos de divulgação científica que tivessem temas relacionados. Os resultados apontam que um dos livros traz apenas a abordagem científica, porém explica o conteúdo com detalhamento, enquanto que os outros dois apesar de possuírem uma explicação mais sucinta das ISTs, conversam com o leitor, se comunicando sobre as relações sexuais, não apenas como método de reprodução, mas como demonstração de afeto, porém em ambos esta conversa com o leitor ficou reservada ao encerramento do tema e não ocorreu ao longo do texto
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