• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Infecções sexualmente transmissíveis nos livros didáticos : revisão, abordagens e possibilidades para o ensino fundamental ii

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R_G_ANDRE_MOIANO_OLIVEIRA.pdf (1.046Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Oliveira, André Moiano Fiori de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : A presente pesquisa surgiu em decorrência da percepção pessoal a respeito do tema ISTs ter sua visibilidade reduzida nos últimos tempos, principalmente nas mídias é possível observar um certo silenciamento. Já as pesquisas científicas da área médica mantêm este tema como foco, pois têm-se percebido um aumento nas ocorrências destas infecções. Tal fato me impulsionou a um aprofundamento nos livros didáticos e suas abordagens sobre o assunto, pois os alunos que têm acesso a esses livros estão no período da vida em que ocorre um despertar de interesse sobre a sexualidade. Portanto, o conhecimento dessas infecções se faz necessário de maneira a obterem informações corretas sobre os riscos, mas que ao mesmo tempo não os provoque pavor ao potencializar esses riscos. Foram analisados três livros didáticos quanto ao conteúdo ISTs e suas relações com a saúde pública e as questões culturais. Também foi feito um levantamento sobre outros textos de divulgação científica que tivessem temas relacionados. Os resultados apontam que um dos livros traz apenas a abordagem científica, porém explica o conteúdo com detalhamento, enquanto que os outros dois apesar de possuírem uma explicação mais sucinta das ISTs, conversam com o leitor, se comunicando sobre as relações sexuais, não apenas como método de reprodução, mas como demonstração de afeto, porém em ambos esta conversa com o leitor ficou reservada ao encerramento do tema e não ocorreu ao longo do texto
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/96222
    Collections
    • Licenciatura [219]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV