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dc.contributor.advisorPalcha, Leandro Siqueira, 1984-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.creatorCarvalho, Alessandra Mikich dept_BR
dc.date.accessioned2025-04-28T18:11:36Z
dc.date.available2025-04-28T18:11:36Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/96220
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Leandro Siqueira Palchapt_BR
dc.descriptionMonografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O trabalho pedagógico dentro dos colégios brasileiros atualmente segue sendo realizado com um forte apoio dos livros didáticos (LDs) selecionados por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), o que mostra a importância desse material didático para a formação e prática docente. O Ensino Médio, recentemente, foi sujeito a uma ampla reforma que terá impactos duradouros na educação brasileira e, consequentemente, nos livros didáticos. O Ensino Médio também é a etapa da Educação Básica em que a temática da Ecologia é mais estudada e está mais presente nos livros didáticos. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo compreender a abordagem dos conteúdos de Ecologia dos livros didáticos de antes e depois do Novo Ensino Médio (NEM). Para isso, foram analisadas as coleções BIO (LD1) e Ciência da Natureza (LD2) de Lopes e Rosso aprovadas pelo PNLD dos anos 2018 e 2021, respectivamente. Os livros didáticos foram escolhidos em função de apresentarem a mesma autoria, terem sido publicados por duas das maiores editoras do país e estarem integralmente disponíveis online. As análises foram realizadas conforme a metodologia da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011), na qual foram identificadas as unidades de registro, unidades de contexto, palavras-chave e as observações acerca das unidades de contexto. Para fins comparativos, os conteúdos ecológicos foram agrupados em quatro categorias: Ecossistemas, Populações e Comunidades, Fluxo de energia e Ciclo da matéria e Problemas Ambientais. A partir disso, verificou-se uma supressão dos conteúdos de ecossistemas e populações e comunidades no LD2. De forma geral, ambos os LDs apresentam diversas estratégias que facilitam a aprendizagem dos conteúdos ecológicos, como o uso de experimentos e atividades práticas, analogias, imagens, fotografias, mapas, diagramas, tabelas e gráficos, leituras e informações complementares, entre outros. Em conclusão. Por fim, resta dizer que há necessidade há necessidade de conhecer mais os discursos dos professores de biologia sobre a transição e estes vem contornando as limitações e dificuldades impostas com relação ao limite de carga horária dedicada a temática da ecologia e às alterações nos livros didáticospt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectBiologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectEcologiapt_BR
dc.titleA ecologia antes e depois do "Novo Ensino Médio": uma análise de conteúdo de livros didáticos de biologia de 2018 e 2021pt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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