dc.description.abstract | Resumo : O trabalho pedagógico dentro dos colégios brasileiros atualmente segue sendo realizado com um forte apoio dos livros didáticos (LDs) selecionados por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), o que mostra a importância desse material didático para a formação e prática docente. O Ensino Médio, recentemente, foi sujeito a uma ampla reforma que terá impactos duradouros na educação brasileira e, consequentemente, nos livros didáticos. O Ensino Médio também é a etapa da Educação Básica em que a temática da Ecologia é mais estudada e está mais presente nos livros didáticos. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo compreender a abordagem dos conteúdos de Ecologia dos livros didáticos de antes e depois do Novo Ensino Médio (NEM). Para isso, foram analisadas as coleções BIO (LD1) e Ciência da Natureza (LD2) de Lopes e Rosso aprovadas pelo PNLD dos anos 2018 e 2021, respectivamente. Os livros didáticos foram escolhidos em função de apresentarem a mesma autoria, terem sido publicados por duas das maiores editoras do país e estarem integralmente disponíveis online. As análises foram realizadas conforme a metodologia da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011), na qual foram identificadas as unidades de registro, unidades de contexto, palavras-chave e as observações acerca das unidades de contexto. Para fins comparativos, os conteúdos ecológicos foram agrupados em quatro categorias: Ecossistemas, Populações e Comunidades, Fluxo de energia e Ciclo da matéria e Problemas Ambientais. A partir disso, verificou-se uma supressão dos conteúdos de ecossistemas e populações e comunidades no LD2. De forma geral, ambos os LDs apresentam diversas estratégias que facilitam a aprendizagem dos conteúdos ecológicos, como o uso de experimentos e atividades práticas, analogias, imagens, fotografias, mapas, diagramas, tabelas e gráficos, leituras e informações complementares, entre outros. Em conclusão. Por fim, resta dizer que há necessidade há necessidade de conhecer mais os discursos dos professores de biologia sobre a transição e estes vem contornando as limitações e dificuldades impostas com relação ao limite de carga horária dedicada a temática da ecologia e às alterações nos livros didáticos | pt_BR |