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    A ecologia antes e depois do "Novo Ensino Médio": uma análise de conteúdo de livros didáticos de biologia de 2018 e 2021

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    R_G_ALESSANDRA_MIKICH_CARVALHO.pdf (3.911Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Carvalho, Alessandra Mikich de
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : O trabalho pedagógico dentro dos colégios brasileiros atualmente segue sendo realizado com um forte apoio dos livros didáticos (LDs) selecionados por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), o que mostra a importância desse material didático para a formação e prática docente. O Ensino Médio, recentemente, foi sujeito a uma ampla reforma que terá impactos duradouros na educação brasileira e, consequentemente, nos livros didáticos. O Ensino Médio também é a etapa da Educação Básica em que a temática da Ecologia é mais estudada e está mais presente nos livros didáticos. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo compreender a abordagem dos conteúdos de Ecologia dos livros didáticos de antes e depois do Novo Ensino Médio (NEM). Para isso, foram analisadas as coleções BIO (LD1) e Ciência da Natureza (LD2) de Lopes e Rosso aprovadas pelo PNLD dos anos 2018 e 2021, respectivamente. Os livros didáticos foram escolhidos em função de apresentarem a mesma autoria, terem sido publicados por duas das maiores editoras do país e estarem integralmente disponíveis online. As análises foram realizadas conforme a metodologia da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011), na qual foram identificadas as unidades de registro, unidades de contexto, palavras-chave e as observações acerca das unidades de contexto. Para fins comparativos, os conteúdos ecológicos foram agrupados em quatro categorias: Ecossistemas, Populações e Comunidades, Fluxo de energia e Ciclo da matéria e Problemas Ambientais. A partir disso, verificou-se uma supressão dos conteúdos de ecossistemas e populações e comunidades no LD2. De forma geral, ambos os LDs apresentam diversas estratégias que facilitam a aprendizagem dos conteúdos ecológicos, como o uso de experimentos e atividades práticas, analogias, imagens, fotografias, mapas, diagramas, tabelas e gráficos, leituras e informações complementares, entre outros. Em conclusão. Por fim, resta dizer que há necessidade há necessidade de conhecer mais os discursos dos professores de biologia sobre a transição e estes vem contornando as limitações e dificuldades impostas com relação ao limite de carga horária dedicada a temática da ecologia e às alterações nos livros didáticos
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/96220
    Collections
    • Licenciatura [219]

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