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dc.contributor.advisorCunha, Joice Maria da, 1973-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.creatorWaltrick, Ana Paula Fariaspt_BR
dc.date.accessioned2025-04-25T01:59:18Z
dc.date.available2025-04-25T01:59:18Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/96122
dc.descriptionOrientador: Prof(a). Dr(a). Joice Maria da Cunhapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A fase da adolescência é marcada por uma série de mudanças e transformações no organismo e no comportamento dos indivíduos. É nesta fase que os comportamentos de risco se tornam frequentes e, devido a uma imaturidade encefálica, visto que o sistema nervoso central do adolescente ainda está em desenvolvimento, comportamentos de tomada de decisão e impulsividade são muito instáveis nesta fase da vida. Devido a uma série de fatores biopsicossociais, a adolescência também é a fase da vida em que os primeiros contatos com drogas lícitas ou ilícitas ocorre, sendo que o álcool é uma das principais drogas consumidas. O uso e abuso do álcool tem sérias consequências a nível individual (como na saúde do indivíduo, afetando diferentes órgãos e podendo levar à morte), e em nível social, comprometendo a saúde coletiva, a economia e a organização social per se. Por ser uma droga lícita e de fácil acesso, o uso do álcool é tolerado e muitas vezes incentivado, e há pouca consciência dos problemas gerados a partir destes comportamentos. Muitos estudos mostram que é a partir da informação de qualidade que adolescentes decidem por evitar o consumo de álcool e outras drogas e, ao analisar parâmetros curriculares e materiais disponíveis no espaço escolar, é possível perceber um grande déficit de abordagem deste tema nas escolas e no ensino de biologia. A partir desta falta de recursos organizados para abordagem do uso e abuso de álcool, o objetivo deste trabalho foi a proposição de uma sequência didática embasada em princípios da pedagogia freireana de educação dialógica e da abordagem de ciência-tecnologia-sociedade. Para tanto, foram propostas seis aulas com diferentes recursos didáticos e estratégias a fim de tornar o(a) aluno(a) protagonista do seu processo de ensino-aprendizagem. Na primeira aula, a proposta é prestar atenção no contexto e vivência dos educandos, a partir da compreensão de logos de diferentes marcas incluindo bebidas alcoólicas e da análise de mitos e fatos acerca do uso e abuso do álcool. As propostas das aulas 2 e 3 consistiram em aulas expositivas e dialogadas e atividades que abordem os efeitos do uso e abuso do álcool no organismo no geral e no encéfalo. Já na aula 4, a proposta foi a montagem de um experimento em que a turma possa observar e analisar os efeitos do álcool sobre o fígado, com a preparação de um relatório como atividade avaliativa. Em seguida, na aula 5, foi proposto um jogo de simulação de possibilidades, em que será realizado o sorteio de diferentes fatores (individuais, ambientais e diferentes bebidas alcoólicas) e, a partir das composição das situações, os alunos poderão analisar os efeitos das bebidas nos sujeitos e seus respectivos contextos sorteados. Por fim, na aula 6, a proposta foi uma aula em formato de sala de aula invertida, em que os alunos devem pesquisar e estudar em casa diferentes soluções para os diversos problemas causados pelo uso e abuso do álcool (em âmbito de saúde individual e coletiva, interferências na economia e na sociedade, por exemplo). A partir da construção conjunta de conhecimentos, é possível formar cidadãos conscientes e críticos, que saibam utilizar a ciência para tomar decisões e resolver problemas, a fim de solucionar questões importantes como a do uso e abuso do álcoolpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectÁlcoolpt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectBiologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleUma proposta de sequência didática com abordagem CTS como ferramenta didática para prevenção ao abuso de álcool por alunos de ensino médiopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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