• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Uma proposta de sequência didática com abordagem CTS como ferramenta didática para prevenção ao abuso de álcool por alunos de ensino médio

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R_G_ANA_PAULA_WALTRICK.pdf (1.360Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Waltrick, Ana Paula Farias
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : A fase da adolescência é marcada por uma série de mudanças e transformações no organismo e no comportamento dos indivíduos. É nesta fase que os comportamentos de risco se tornam frequentes e, devido a uma imaturidade encefálica, visto que o sistema nervoso central do adolescente ainda está em desenvolvimento, comportamentos de tomada de decisão e impulsividade são muito instáveis nesta fase da vida. Devido a uma série de fatores biopsicossociais, a adolescência também é a fase da vida em que os primeiros contatos com drogas lícitas ou ilícitas ocorre, sendo que o álcool é uma das principais drogas consumidas. O uso e abuso do álcool tem sérias consequências a nível individual (como na saúde do indivíduo, afetando diferentes órgãos e podendo levar à morte), e em nível social, comprometendo a saúde coletiva, a economia e a organização social per se. Por ser uma droga lícita e de fácil acesso, o uso do álcool é tolerado e muitas vezes incentivado, e há pouca consciência dos problemas gerados a partir destes comportamentos. Muitos estudos mostram que é a partir da informação de qualidade que adolescentes decidem por evitar o consumo de álcool e outras drogas e, ao analisar parâmetros curriculares e materiais disponíveis no espaço escolar, é possível perceber um grande déficit de abordagem deste tema nas escolas e no ensino de biologia. A partir desta falta de recursos organizados para abordagem do uso e abuso de álcool, o objetivo deste trabalho foi a proposição de uma sequência didática embasada em princípios da pedagogia freireana de educação dialógica e da abordagem de ciência-tecnologia-sociedade. Para tanto, foram propostas seis aulas com diferentes recursos didáticos e estratégias a fim de tornar o(a) aluno(a) protagonista do seu processo de ensino-aprendizagem. Na primeira aula, a proposta é prestar atenção no contexto e vivência dos educandos, a partir da compreensão de logos de diferentes marcas incluindo bebidas alcoólicas e da análise de mitos e fatos acerca do uso e abuso do álcool. As propostas das aulas 2 e 3 consistiram em aulas expositivas e dialogadas e atividades que abordem os efeitos do uso e abuso do álcool no organismo no geral e no encéfalo. Já na aula 4, a proposta foi a montagem de um experimento em que a turma possa observar e analisar os efeitos do álcool sobre o fígado, com a preparação de um relatório como atividade avaliativa. Em seguida, na aula 5, foi proposto um jogo de simulação de possibilidades, em que será realizado o sorteio de diferentes fatores (individuais, ambientais e diferentes bebidas alcoólicas) e, a partir das composição das situações, os alunos poderão analisar os efeitos das bebidas nos sujeitos e seus respectivos contextos sorteados. Por fim, na aula 6, a proposta foi uma aula em formato de sala de aula invertida, em que os alunos devem pesquisar e estudar em casa diferentes soluções para os diversos problemas causados pelo uso e abuso do álcool (em âmbito de saúde individual e coletiva, interferências na economia e na sociedade, por exemplo). A partir da construção conjunta de conhecimentos, é possível formar cidadãos conscientes e críticos, que saibam utilizar a ciência para tomar decisões e resolver problemas, a fim de solucionar questões importantes como a do uso e abuso do álcool
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/96122
    Collections
    • Licenciatura [219]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV