dc.contributor.advisor | Pereira, Patrícia Barbosa, 1978- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.creator | Castilho, Ana Clara Sanfelice | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-25T01:31:52Z | |
dc.date.available | 2025-04-25T01:31:52Z | |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/96121 | |
dc.description | Orientador: Prof(a). Dr(a). Patrícia Barbosa Pereira | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A partir do notável crescimento do consumo de produtos midiáticos em canais de streaming, é de suma importância na formação docente, a presença de um olhar crítico frente ao que os produtos midiáticos estão exibindo. Desde 2019 constata-se um aumento no número de adolescentes que assistem a narrativas seriadas; sabendo do poder das mídias em influenciar nos sentidos construídos pelos seus telespectadores, é relevante atentar-se ao modo como elas estão retratando as temáticas de Sexualidade, Corpo e Gênero, uma vez que esses são fatores significativos na fase da vida em que grande parte de jovens em idade escolar se encontram: a adolescência. Desse modo, no intuito de entender como os elementos midiáticos são potencializadores de discussões acerca das temáticas mencionadas, foram escolhidas duas narrativas seriadas, Gilmore Girls (lançada em 2000) e Stranger Things (lançada em 2016) para serem analisadas diacronicamente a partir da ótica da Análise de Discurso (AD). Nas análises, percebeu-se uma melhora na representatividade da comunidade LGBTQIA+, tema invisibilizado em Gilmore Girls e explicitado em Stranger Things, embora ainda seja uma representação pequena; também notou-se melhora na representatividade racial ao longo do tempo, mas, ainda é necessário mais esforços por parte das mídias nesse sentido; em ambas as séries, predominou-se a presença de corpos brancos e magros, indicando um discurso dominante sobre padrão de beleza; ambas as narrativas têm mulheres como personagens centrais, assinalando uma possibilidade de ressignificação do papel da mulher nas mídias e na sociedade | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Mídias | pt_BR |
dc.subject | Educação sexual | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.title | Representações de sexualidade, corpo e gênero nas narrativas seriadas Gilmore Girls e Stranger Things : uma análise discursiva | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |