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dc.contributor.advisorPereira, Patrícia Barbosa, 1978-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.creatorCastilho, Ana Clara Sanfelicept_BR
dc.date.accessioned2025-04-25T01:31:52Z
dc.date.available2025-04-25T01:31:52Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/96121
dc.descriptionOrientador: Prof(a). Dr(a). Patrícia Barbosa Pereirapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A partir do notável crescimento do consumo de produtos midiáticos em canais de streaming, é de suma importância na formação docente, a presença de um olhar crítico frente ao que os produtos midiáticos estão exibindo. Desde 2019 constata-se um aumento no número de adolescentes que assistem a narrativas seriadas; sabendo do poder das mídias em influenciar nos sentidos construídos pelos seus telespectadores, é relevante atentar-se ao modo como elas estão retratando as temáticas de Sexualidade, Corpo e Gênero, uma vez que esses são fatores significativos na fase da vida em que grande parte de jovens em idade escolar se encontram: a adolescência. Desse modo, no intuito de entender como os elementos midiáticos são potencializadores de discussões acerca das temáticas mencionadas, foram escolhidas duas narrativas seriadas, Gilmore Girls (lançada em 2000) e Stranger Things (lançada em 2016) para serem analisadas diacronicamente a partir da ótica da Análise de Discurso (AD). Nas análises, percebeu-se uma melhora na representatividade da comunidade LGBTQIA+, tema invisibilizado em Gilmore Girls e explicitado em Stranger Things, embora ainda seja uma representação pequena; também notou-se melhora na representatividade racial ao longo do tempo, mas, ainda é necessário mais esforços por parte das mídias nesse sentido; em ambas as séries, predominou-se a presença de corpos brancos e magros, indicando um discurso dominante sobre padrão de beleza; ambas as narrativas têm mulheres como personagens centrais, assinalando uma possibilidade de ressignificação do papel da mulher nas mídias e na sociedadept_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMídiaspt_BR
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.titleRepresentações de sexualidade, corpo e gênero nas narrativas seriadas Gilmore Girls e Stranger Things : uma análise discursivapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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