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    Representações de sexualidade, corpo e gênero nas narrativas seriadas Gilmore Girls e Stranger Things : uma análise discursiva

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    R_G_ANA_CLARA SANFELICE_CASTILHO.pdf (5.242Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Castilho, Ana Clara Sanfelice
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : A partir do notável crescimento do consumo de produtos midiáticos em canais de streaming, é de suma importância na formação docente, a presença de um olhar crítico frente ao que os produtos midiáticos estão exibindo. Desde 2019 constata-se um aumento no número de adolescentes que assistem a narrativas seriadas; sabendo do poder das mídias em influenciar nos sentidos construídos pelos seus telespectadores, é relevante atentar-se ao modo como elas estão retratando as temáticas de Sexualidade, Corpo e Gênero, uma vez que esses são fatores significativos na fase da vida em que grande parte de jovens em idade escolar se encontram: a adolescência. Desse modo, no intuito de entender como os elementos midiáticos são potencializadores de discussões acerca das temáticas mencionadas, foram escolhidas duas narrativas seriadas, Gilmore Girls (lançada em 2000) e Stranger Things (lançada em 2016) para serem analisadas diacronicamente a partir da ótica da Análise de Discurso (AD). Nas análises, percebeu-se uma melhora na representatividade da comunidade LGBTQIA+, tema invisibilizado em Gilmore Girls e explicitado em Stranger Things, embora ainda seja uma representação pequena; também notou-se melhora na representatividade racial ao longo do tempo, mas, ainda é necessário mais esforços por parte das mídias nesse sentido; em ambas as séries, predominou-se a presença de corpos brancos e magros, indicando um discurso dominante sobre padrão de beleza; ambas as narrativas têm mulheres como personagens centrais, assinalando uma possibilidade de ressignificação do papel da mulher nas mídias e na sociedade
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/96121
    Collections
    • Licenciatura [219]

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