dc.contributor.advisor | Palcha, Leandro Siqueira, 1984- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.creator | Souza, Alessandra Conti Gomes de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-24T21:04:43Z | |
dc.date.available | 2025-04-24T21:04:43Z | |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/96120 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Leandro Siqueira Palcha | pt_BR |
dc.description | Monografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O uso de produções cinematográficas na educação é um recurso que, quando utilizado da maneira correta, possibilita a interdisciplinaridade, a contextualização do conteúdo, o ensino investigativo e o desenvolvimento do pensamento crítico. Sabendo disso, esse estudo analisa como os artigos de pesquisa envolvendo produções cinematográficas e televisivas tem se pronunciado em relação a um tema de difícil compreensão pelos alunos: a imunologia. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática, seguindo o proposto por Kitchenham e Charters (2007) e Demerval, Coelho e Bittencourt (2020), nas bases de dados periódicos CAPES, Scielo, Atas dos ENPEC’s, BDTD e Scholar Google. A busca foi realizada em português, com estudos limitados aos anos de 2013 a 2023. Ao todo foram incluídos cinco artigos que debatem o uso de quatro diferentes materiais audiovisuais, apontando como principais vantagens desse recurso o maior interesse dos estudantes, maior protagonismo do aluno, aulas mais dinâmicas e melhor compreensão de conceitos. Conclui-se que filmes são ferramentas multifuncionais que apresentam resultados educacionais positivos. Ainda existe uma vasta diversidade de produções cinematográficas que podem ser estudadas visando o uso na educação básic | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Imunologia | pt_BR |
dc.subject | Revisões sistemáticas (Pesquisa médica) | pt_BR |
dc.title | Revisão sistemática sobre o uso de filmes e animações nas aulas de imunologia da educação básica | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |