Revisão sistemática sobre o uso de filmes e animações nas aulas de imunologia da educação básica
Resumo
Resumo : O uso de produções cinematográficas na educação é um recurso que, quando utilizado da maneira correta, possibilita a interdisciplinaridade, a contextualização do conteúdo, o ensino investigativo e o desenvolvimento do pensamento crítico. Sabendo disso, esse estudo analisa como os artigos de pesquisa envolvendo produções cinematográficas e televisivas tem se pronunciado em relação a um tema de difícil compreensão pelos alunos: a imunologia. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática, seguindo o proposto por Kitchenham e Charters (2007) e Demerval, Coelho e Bittencourt (2020), nas bases de dados periódicos CAPES, Scielo, Atas dos ENPEC’s, BDTD e Scholar Google. A busca foi realizada em português, com estudos limitados aos anos de 2013 a 2023. Ao todo foram incluídos cinco artigos que debatem o uso de quatro diferentes materiais audiovisuais, apontando como principais vantagens desse recurso o maior interesse dos estudantes, maior protagonismo do aluno, aulas mais dinâmicas e melhor compreensão de conceitos. Conclui-se que filmes são ferramentas multifuncionais que apresentam resultados educacionais positivos. Ainda existe uma vasta diversidade de produções cinematográficas que podem ser estudadas visando o uso na educação básic
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