dc.contributor.advisor | Gouveia, Andréa Barbosa, 1974- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.creator | Gonçalves, Pedro Henrique de Almeida | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-24T14:48:36Z | |
dc.date.available | 2025-04-24T14:48:36Z | |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/96109 | |
dc.description | Orientador: Profa. Dra. Andréa Barbosa Gouveia | pt_BR |
dc.description | Monografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente trabalho científico analisa como a educação ambiental está inserida nas políticas educacionais voltadas para o ‘Novo’ Ensino Médio, diante do contexto reformista em que se encontra a etapa final da educação básica no Brasil e da necessidade mais que urgente de se promover uma educação que possibilite o enfrentamento do colapso socioambiental contemporâneo. Para que essa busca em determinar o lugar da EA no ambiente escolar formal fosse desenvolvida, utilizou-se fontes bibliográficas, como o processo histórico das leis e políticas de educação ambiental na esfera nacional e mundial, assim como as formas pelas quais se pretende trabalhar a educação ambiental no ensino médio brasileiro, a partir da nova Base Nacional Comum Curricular. Os resultados apontam para o esvaziamento da discussão sobre Educação Ambiental e Sustentabilidade na BNCC. Sob essa perspectiva, a base materializa concepções de meio ambiente fundamentadas numa abordagem naturalista que restringe as dimensões sociais, políticas e culturais em torno da discussão sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade. A Educação Ambiental permaneceu como um tema transversal, mas teve seu peso reduzido, sendo pouco abordada na nova legislação | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Biologia (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade - Brasil | pt_BR |
dc.title | Análise crítica da presença e importância da educação ambiental na BNCC no ensino médio | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |