Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGouveia, Andréa Barbosa, 1974-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.creatorGonçalves, Pedro Henrique de Almeidapt_BR
dc.date.accessioned2025-04-24T14:48:36Z
dc.date.available2025-04-24T14:48:36Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/96109
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Andréa Barbosa Gouveiapt_BR
dc.descriptionMonografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho científico analisa como a educação ambiental está inserida nas políticas educacionais voltadas para o ‘Novo’ Ensino Médio, diante do contexto reformista em que se encontra a etapa final da educação básica no Brasil e da necessidade mais que urgente de se promover uma educação que possibilite o enfrentamento do colapso socioambiental contemporâneo. Para que essa busca em determinar o lugar da EA no ambiente escolar formal fosse desenvolvida, utilizou-se fontes bibliográficas, como o processo histórico das leis e políticas de educação ambiental na esfera nacional e mundial, assim como as formas pelas quais se pretende trabalhar a educação ambiental no ensino médio brasileiro, a partir da nova Base Nacional Comum Curricular. Os resultados apontam para o esvaziamento da discussão sobre Educação Ambiental e Sustentabilidade na BNCC. Sob essa perspectiva, a base materializa concepções de meio ambiente fundamentadas numa abordagem naturalista que restringe as dimensões sociais, políticas e culturais em torno da discussão sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade. A Educação Ambiental permaneceu como um tema transversal, mas teve seu peso reduzido, sendo pouco abordada na nova legislaçãopt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectBiologia (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectSustentabilidade - Brasilpt_BR
dc.titleAnálise crítica da presença e importância da educação ambiental na BNCC no ensino médiopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples