Análise crítica da presença e importância da educação ambiental na BNCC no ensino médio
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Data
2022Autor
Gonçalves, Pedro Henrique de Almeida
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Resumo : O presente trabalho científico analisa como a educação ambiental está inserida nas políticas educacionais voltadas para o ‘Novo’ Ensino Médio, diante do contexto reformista em que se encontra a etapa final da educação básica no Brasil e da necessidade mais que urgente de se promover uma educação que possibilite o enfrentamento do colapso socioambiental contemporâneo. Para que essa busca em determinar o lugar da EA no ambiente escolar formal fosse desenvolvida, utilizou-se fontes bibliográficas, como o processo histórico das leis e políticas de educação ambiental na esfera nacional e mundial, assim como as formas pelas quais se pretende trabalhar a educação ambiental no ensino médio brasileiro, a partir da nova Base Nacional Comum Curricular. Os resultados apontam para o esvaziamento da discussão sobre Educação Ambiental e Sustentabilidade na BNCC. Sob essa perspectiva, a base materializa concepções de meio ambiente fundamentadas numa abordagem naturalista que restringe as dimensões sociais, políticas e culturais em torno da discussão sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade. A Educação Ambiental permaneceu como um tema transversal, mas teve seu peso reduzido, sendo pouco abordada na nova legislação
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