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dc.contributor.advisorLorenzetti, Leonir, 1967-pt_BR
dc.contributor.otherSilveira, Dieison Prestes da, 1994-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.creatorSilva, Yasmin Cristina Ribeiro dapt_BR
dc.date.accessioned2025-04-24T14:45:24Z
dc.date.available2025-04-24T14:45:24Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/96107
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Leonir Lorenzettipt_BR
dc.descriptionCoorientador: Ms. Dieison Prestes da Silveirapt_BR
dc.descriptionMonografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) se tornou elemento importante nas discussões e debates envoltos ao Ensino de Ciências, sobretudo no período recente devido à disseminação de Fake news, pseudociência, negacionismo e movimentos contrários à ciência. Esses não são problemas restritos apenas à internet, uma vez que suas consequências adentram outras áreas e segmentos da sociedade, incluindo a política, saúde, educação, meio ambiente, economia, cultura, entre outros. Notando as contribuições do Ensino de Ciências, há de se considerar também a importância da ACT como uma forma de instigar o desenvolvimento crítico da população sobre o processo de alienação social e ideológica que se fazem presentes na sociedade e, portanto, o público em início de alfabetização escolar, ou seja, alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Sendo assim, o presente estudo tem o objetivo de analisar a produção acadêmica no Portal de Periódicos da CAPES e nas atas do ENPEC sobre Alfabetização Científica e Tecnológica no Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, buscando caracterizar elementos, pressupostos e tendências presentes nas pesquisas mapeadas. Para a constituição dos dados mapeou-se um total de 50 artigos, os quais foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), com a criação de descritores, como por exemplo, ano de publicação, autores, Instituições, regiões brasileiras, palavras-chave, objeto/sujeito da pesquisa, nível de ensino, área do conhecimento, título, objetivos da pesquisa, metodologias, principais resultados alcançados. Também foram criadas categorias emergentes, partindo das análises das pesquisas encontradas, sendo elas: Categoria I: Questões teórico-metodológicas; Categoria II: Formação de Professores e Categoria III: Atividades didático-formativas. Como lócus investigativo realizou-se um estudo no ENPEC e no Portal de Periódicos da CAPES. Os principais resultados indicaram que a maioria das pesquisas sobre estes assuntos estão concentradas na região Sul e Sudeste, que ainda existe insegurança por parte dos docentes em trabalhar com ciências, visto que muitos não conhecem os termos ou nunca receberam formação específica para isso. Também foram encontrados trabalhos que relatam que o conteúdo de ciências pode ser usado para consolidar as habilidades de leitura e escrita - tão importantes nessa etapa da vida escolarpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectLetramento informacionalpt_BR
dc.subjectCiências (Ensino fundamental)pt_BR
dc.titleA alfabetização científica e tecnológica nos anos iniciais do ensino de ciências : uma análise da produção acadêmicapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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