A alfabetização científica e tecnológica nos anos iniciais do ensino de ciências : uma análise da produção acadêmica
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Data
2022Autor
Silva, Yasmin Cristina Ribeiro da
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Resumo : A Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) se tornou elemento importante nas discussões e debates envoltos ao Ensino de Ciências, sobretudo no período recente devido à disseminação de Fake news, pseudociência, negacionismo e movimentos contrários à ciência. Esses não são problemas restritos apenas à internet, uma vez que suas consequências adentram outras áreas e segmentos da sociedade, incluindo a política, saúde, educação, meio ambiente, economia, cultura, entre outros. Notando as contribuições do Ensino de Ciências, há de se considerar também a importância da ACT como uma forma de instigar o desenvolvimento crítico da população sobre o processo de alienação social e ideológica que se fazem presentes na sociedade e, portanto, o público em início de alfabetização escolar, ou seja, alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Sendo assim, o presente estudo tem o objetivo de analisar a produção acadêmica no Portal de Periódicos da CAPES e nas atas do ENPEC sobre Alfabetização Científica e Tecnológica no Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, buscando caracterizar elementos, pressupostos e tendências presentes nas pesquisas mapeadas. Para a constituição dos dados mapeou-se um total de 50 artigos, os quais foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), com a criação de descritores, como por exemplo, ano de publicação, autores, Instituições, regiões brasileiras, palavras-chave, objeto/sujeito da pesquisa, nível de ensino, área do conhecimento, título, objetivos da pesquisa, metodologias, principais resultados alcançados. Também foram criadas categorias emergentes, partindo das análises das pesquisas encontradas, sendo elas: Categoria I: Questões teórico-metodológicas; Categoria II: Formação de Professores e Categoria III: Atividades didático-formativas. Como lócus investigativo realizou-se um estudo no ENPEC e no Portal de Periódicos da CAPES. Os principais resultados indicaram que a maioria das pesquisas sobre estes assuntos estão concentradas na região Sul e Sudeste, que ainda existe insegurança por parte dos docentes em trabalhar com ciências, visto que muitos não conhecem os termos ou nunca receberam formação específica para isso. Também foram encontrados trabalhos que relatam que o conteúdo de ciências pode ser usado para consolidar as habilidades de leitura e escrita - tão importantes nessa etapa da vida escolar
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