• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A alfabetização científica e tecnológica nos anos iniciais do ensino de ciências : uma análise da produção acadêmica

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R_G_YASMIN_CRISTINA_SILVA.pdf (783.4Kb)
    Data
    2022
    Autor
    Silva, Yasmin Cristina Ribeiro da
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : A Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) se tornou elemento importante nas discussões e debates envoltos ao Ensino de Ciências, sobretudo no período recente devido à disseminação de Fake news, pseudociência, negacionismo e movimentos contrários à ciência. Esses não são problemas restritos apenas à internet, uma vez que suas consequências adentram outras áreas e segmentos da sociedade, incluindo a política, saúde, educação, meio ambiente, economia, cultura, entre outros. Notando as contribuições do Ensino de Ciências, há de se considerar também a importância da ACT como uma forma de instigar o desenvolvimento crítico da população sobre o processo de alienação social e ideológica que se fazem presentes na sociedade e, portanto, o público em início de alfabetização escolar, ou seja, alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Sendo assim, o presente estudo tem o objetivo de analisar a produção acadêmica no Portal de Periódicos da CAPES e nas atas do ENPEC sobre Alfabetização Científica e Tecnológica no Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, buscando caracterizar elementos, pressupostos e tendências presentes nas pesquisas mapeadas. Para a constituição dos dados mapeou-se um total de 50 artigos, os quais foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), com a criação de descritores, como por exemplo, ano de publicação, autores, Instituições, regiões brasileiras, palavras-chave, objeto/sujeito da pesquisa, nível de ensino, área do conhecimento, título, objetivos da pesquisa, metodologias, principais resultados alcançados. Também foram criadas categorias emergentes, partindo das análises das pesquisas encontradas, sendo elas: Categoria I: Questões teórico-metodológicas; Categoria II: Formação de Professores e Categoria III: Atividades didático-formativas. Como lócus investigativo realizou-se um estudo no ENPEC e no Portal de Periódicos da CAPES. Os principais resultados indicaram que a maioria das pesquisas sobre estes assuntos estão concentradas na região Sul e Sudeste, que ainda existe insegurança por parte dos docentes em trabalhar com ciências, visto que muitos não conhecem os termos ou nunca receberam formação específica para isso. Também foram encontrados trabalhos que relatam que o conteúdo de ciências pode ser usado para consolidar as habilidades de leitura e escrita - tão importantes nessa etapa da vida escolar
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/96107
    Collections
    • Licenciatura [217]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV