Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPalcha, Leandro Siqueira, 1984-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.creatorOliveira, Maria Helena Ajaime de Paula Carneiro dept_BR
dc.date.accessioned2025-04-24T14:41:12Z
dc.date.available2025-04-24T14:41:12Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/96106
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Leandro Siqueira Palchapt_BR
dc.descriptionMonografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : É notável a necessidade de mudanças na Educação Básica no Brasil, particularmente no Ensino de Ciências/Biologia em que se observa majoritariamente aulas expositivas e poucas atividades práticas. Neste contexto, problematiza-se a necessidade de conhecer o que as pesquisas vêm apresentando sobre as abordagens no ensino de natureza prática. Pressupõe-se aqui que o Ensino por Investigação vem se mostrando uma abordagem eficaz na mudança de atitude nas(os) estudantes por meio da ciência, promovendo um ensino menos expositivo. Com o intuito de evidenciar uma revisão da utilização de Atividades Investigativas no âmbito escolar brasileiro, este trabalho realizou uma Revisão Sistemática de artigos voltados a Experimentação Investigativa em periódicos que comtemplam o Ensino de Ciências nos níveis fundamental e médio. Em termos metodológicos, foi realizado um mapeamento de artigos de pesquisas em bancos de periódicos com Qualis A1 e A2, em que se analisou cuidadosamente cada trabalho e propôs-se categorias de análise, por meio do referencial da Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que o tema se encontra em expansão no cenário atual, tendo como principal público os anos iniciais do ensino fundamental, em que se nota uma grande influência na construção conceitual de termos por parte das(os) estudantes. Os conteúdos voltados a Química apresentam uma maior quantidade de publicações, bem como as intervenções na região sudeste. Conclui-se que, a partir da revisão, é necessária uma maior exploração desta abordagem, tanto na abrangência de conteúdos e disciplinas, quanto na implementação em escolas a nível nacionalpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectCiências (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectCiências (Ensino médio) - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleAtividades investigativas no ensino fundamental e médio : o que dizem as pesquisas?pt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

No Thumbnail [100%x80]

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples