• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Atividades investigativas no ensino fundamental e médio : o que dizem as pesquisas?

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R_G_MARIA_HELENA_OLIVEIRA.pdf (496.9Kb)
    Data
    2022
    Autor
    Oliveira, Maria Helena Ajaime de Paula Carneiro de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : É notável a necessidade de mudanças na Educação Básica no Brasil, particularmente no Ensino de Ciências/Biologia em que se observa majoritariamente aulas expositivas e poucas atividades práticas. Neste contexto, problematiza-se a necessidade de conhecer o que as pesquisas vêm apresentando sobre as abordagens no ensino de natureza prática. Pressupõe-se aqui que o Ensino por Investigação vem se mostrando uma abordagem eficaz na mudança de atitude nas(os) estudantes por meio da ciência, promovendo um ensino menos expositivo. Com o intuito de evidenciar uma revisão da utilização de Atividades Investigativas no âmbito escolar brasileiro, este trabalho realizou uma Revisão Sistemática de artigos voltados a Experimentação Investigativa em periódicos que comtemplam o Ensino de Ciências nos níveis fundamental e médio. Em termos metodológicos, foi realizado um mapeamento de artigos de pesquisas em bancos de periódicos com Qualis A1 e A2, em que se analisou cuidadosamente cada trabalho e propôs-se categorias de análise, por meio do referencial da Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que o tema se encontra em expansão no cenário atual, tendo como principal público os anos iniciais do ensino fundamental, em que se nota uma grande influência na construção conceitual de termos por parte das(os) estudantes. Os conteúdos voltados a Química apresentam uma maior quantidade de publicações, bem como as intervenções na região sudeste. Conclui-se que, a partir da revisão, é necessária uma maior exploração desta abordagem, tanto na abrangência de conteúdos e disciplinas, quanto na implementação em escolas a nível nacional
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/96106
    Collections
    • Licenciatura [219]

    Itens relacionados

    Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.

    • Desenhando com Turtle Graphics: Aprenda e ensine Matemática e Programação com a linguagem Python 

      Monte-Alto, Helio H. L. C. (2024-04-13)
    • Desenhando com Turtle Graphics: Aprenda e ensine matemática e programação com o Blockly, a linguagem de blocos do Google 

      Monte-Alto, Helio H. L. C. (2024-04-13)
    • Ensino de inglês pela abordagem comunicativa no 1º e no 2º grau 

      Sowek, Osvaldo (1987)
      Resumo : O presente trabalho é uma pesquisa bibliográfica que analisa a abordagem comunicativa, mostrando sua evolução histórica a partir da crítica ao estruturalismo no ensino de línguas estrangeiras, chegando a sugestões ...

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV