dc.contributor.advisor | Teixeira, Cristina Frutuoso, 1962- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.creator | Aguiar, Leonardo Polizeli | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-23T01:31:53Z | |
dc.date.available | 2025-04-23T01:31:53Z | |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/96064 | |
dc.description | Orientador: Profa. Dra. Cristina Frutuoso Teixeira | pt_BR |
dc.description | Monografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A Educação Ambiental (EA) é importante na integração da questão socioambiental à educação. Está inserida legalmente nas instituições de ensino no Brasil e é trabalhada principalmente por meio de projetos, os quais podem ter origem na extensão universitária. Via de regra estas iniciativas extensionistas não avaliam suas influências nas escolas, devido a diferentes fatores, o que dificulta a construção do conhecimento. Este estudo questiona "quais as influências destes projetos nessas instituições"? Assim, buscou-se compreender as memórias que habitam as escolas, sobre os projetos extensionistas de Educação Ambiental. O estudo foi realizado por meio da exploração de relatórios e descrições dos projetos extensionistas, da Universidade Federal do Paraná, do campo da EA e que realizaram atividades em escolas de Curitiba ou do Litoral Paranaense. Também foram realizadas entrevistas com coordenadoras(es) dos projetos e professores(as)/representantes das escolas em que os projetos atuaram, assim como observações do espaço escolar. Observou-se que tais projetos extensionistas de EA influenciam as memórias escolares, tanto na dimensão da gestão, como no currículo e na infraestrutura das escolas. Os projetos extensionistas em certa medida conseguem promover a sensibilização da comunidade escolar para as ações do programa de EA, também desenvolvem atividades complementares com potencial de integrar a sociedade com a escola, além disso, junto dos programas de EA nas escolas conseguem melhorar a infraestrutura dessas instituições. Os resultados observados têm correlações com as expectativas dos coordenadores sobre o desenvolvimento dos projetos extensionistas nas escolas. Além disso são disponibilizadas informações sobre os maiores obstáculos e limitações encontrados durante o desenvolvimento das atividades de EA nas escolas. Estes resultados podem ajudar a identificar facilidades e dificuldades no desenvolvimento dos projetos de Educação Ambiental nas escolas | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Educação - Comunidade escolar | pt_BR |
dc.title | A memória escolar sobre projetos extensionistas de educação ambiental | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |