• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A memória escolar sobre projetos extensionistas de educação ambiental

    No Thumbnail [100%x80]
    Visualizar/Abrir
    R_G_LEONARDO_POLIZELI_AGUIAR.pdf (778.0Kb)
    Data
    2022
    Autor
    Aguiar, Leonardo Polizeli
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : A Educação Ambiental (EA) é importante na integração da questão socioambiental à educação. Está inserida legalmente nas instituições de ensino no Brasil e é trabalhada principalmente por meio de projetos, os quais podem ter origem na extensão universitária. Via de regra estas iniciativas extensionistas não avaliam suas influências nas escolas, devido a diferentes fatores, o que dificulta a construção do conhecimento. Este estudo questiona "quais as influências destes projetos nessas instituições"? Assim, buscou-se compreender as memórias que habitam as escolas, sobre os projetos extensionistas de Educação Ambiental. O estudo foi realizado por meio da exploração de relatórios e descrições dos projetos extensionistas, da Universidade Federal do Paraná, do campo da EA e que realizaram atividades em escolas de Curitiba ou do Litoral Paranaense. Também foram realizadas entrevistas com coordenadoras(es) dos projetos e professores(as)/representantes das escolas em que os projetos atuaram, assim como observações do espaço escolar. Observou-se que tais projetos extensionistas de EA influenciam as memórias escolares, tanto na dimensão da gestão, como no currículo e na infraestrutura das escolas. Os projetos extensionistas em certa medida conseguem promover a sensibilização da comunidade escolar para as ações do programa de EA, também desenvolvem atividades complementares com potencial de integrar a sociedade com a escola, além disso, junto dos programas de EA nas escolas conseguem melhorar a infraestrutura dessas instituições. Os resultados observados têm correlações com as expectativas dos coordenadores sobre o desenvolvimento dos projetos extensionistas nas escolas. Além disso são disponibilizadas informações sobre os maiores obstáculos e limitações encontrados durante o desenvolvimento das atividades de EA nas escolas. Estes resultados podem ajudar a identificar facilidades e dificuldades no desenvolvimento dos projetos de Educação Ambiental nas escolas
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/96064
    Collections
    • Licenciatura [225]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    NoThumbnail