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dc.contributor.advisorCampos, Marília Andrade Torales, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherVieira, Solange Reiguel, 1983-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.creatorNeudorf, Ana Carolina Alvespt_BR
dc.date.accessioned2025-04-23T01:17:53Z
dc.date.available2025-04-23T01:17:53Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/96061
dc.descriptionOrientador: Profª Drª Marília Andrade Torales Campospt_BR
dc.descriptionCoorientador:Profa. Dra. Solange Reiguel Vieirapt_BR
dc.descriptionMonografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A pesquisa em tela trata da Educação Ambiental no âmbito escolar e busca compreender como as unidades escolares, com seus desafios e potencialidades, possuem condições de implementação das políticas públicas. Dessa forma, o objetivo foi analisar as ações de Educação Ambiental (EA) desenvolvidas pela comunidade do Colégio Estadual do Paraná (CEP), maior e mais antigo colégio do estado do Paraná. A partir dessa análise, se pretende contribuir para identificar e apontar caminhos para uma aplicação efetiva das políticas públicas de EA e repensar das práticas pedagógicas escolares. Com base na metodologia qualitativa, foi realizado um estudo de caso das ações desenvolvidas pela comunidade escolar do CEP. Para isso, optou se pelo uso de dois procedimentos de coleta de dados, ou seja, pela aplicação de uma Matriz de Indicadores da EA e a realização de entrevista semiestruturada com membros da comunidade escolar. Para a aplicação da Matriz de Indicadores, foi realizada uma reunião para refletir coletivamente e responder as questões dos descritores dos indicadores em conjunto, de forma a relatar a realidade da escola em relação as políticas de EA. A entrevista semiestruturada contou com a participação de uma professora ex-funcionária do CEP e ex-integrante do projeto CEP Sustentável. A base teórica principal da pesquisa foi composta pelas dimensões contextuais da Teoria da Atuação Política e as dimensões que compõem a Matriz de Indicadores de EA. Os resultados encontrados indicam que o CEP possui ações concretas e efetivas que denotam o desenvolvimento da EA na escola. A análise dos dados aponta um destaque em relação a gestão democrática, pois se percebe um esforço de diálogo permanente, com a construção conjunta do currículo e do planejamento. Além do espaço físico, onde se inserem os contextos materiais, demostrando que o CEP tem estrutura e meios importantes para realização de projetos voltados a EA. A relação com a comunidade, a busca por parcerias e a eficiência financeira, que se relacionam com os contextos externos, sofrem algumas limitações que dependem não só da escola, mas da instituição mantenedora para serem efetivas. Dessa forma, é importante salientar o papel da comunidade escolar na atuação política, bem como a relevância dos indicadores, como instrumentos de monitoramento e avaliação, para entender o processo complexo de implementação de políticas públicas voltadas à EA nas escolaspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.titleA educação ambiental no colégio estadual do paraná: uma análise à luz da teoria da atuaçãopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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