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    A educação ambiental no colégio estadual do paraná: uma análise à luz da teoria da atuação

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    R_G_ANA_CAROLINA_NEUDORF.pdf (2.043Mb)
    Data
    2022
    Autor
    Neudorf, Ana Carolina Alves
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : A pesquisa em tela trata da Educação Ambiental no âmbito escolar e busca compreender como as unidades escolares, com seus desafios e potencialidades, possuem condições de implementação das políticas públicas. Dessa forma, o objetivo foi analisar as ações de Educação Ambiental (EA) desenvolvidas pela comunidade do Colégio Estadual do Paraná (CEP), maior e mais antigo colégio do estado do Paraná. A partir dessa análise, se pretende contribuir para identificar e apontar caminhos para uma aplicação efetiva das políticas públicas de EA e repensar das práticas pedagógicas escolares. Com base na metodologia qualitativa, foi realizado um estudo de caso das ações desenvolvidas pela comunidade escolar do CEP. Para isso, optou se pelo uso de dois procedimentos de coleta de dados, ou seja, pela aplicação de uma Matriz de Indicadores da EA e a realização de entrevista semiestruturada com membros da comunidade escolar. Para a aplicação da Matriz de Indicadores, foi realizada uma reunião para refletir coletivamente e responder as questões dos descritores dos indicadores em conjunto, de forma a relatar a realidade da escola em relação as políticas de EA. A entrevista semiestruturada contou com a participação de uma professora ex-funcionária do CEP e ex-integrante do projeto CEP Sustentável. A base teórica principal da pesquisa foi composta pelas dimensões contextuais da Teoria da Atuação Política e as dimensões que compõem a Matriz de Indicadores de EA. Os resultados encontrados indicam que o CEP possui ações concretas e efetivas que denotam o desenvolvimento da EA na escola. A análise dos dados aponta um destaque em relação a gestão democrática, pois se percebe um esforço de diálogo permanente, com a construção conjunta do currículo e do planejamento. Além do espaço físico, onde se inserem os contextos materiais, demostrando que o CEP tem estrutura e meios importantes para realização de projetos voltados a EA. A relação com a comunidade, a busca por parcerias e a eficiência financeira, que se relacionam com os contextos externos, sofrem algumas limitações que dependem não só da escola, mas da instituição mantenedora para serem efetivas. Dessa forma, é importante salientar o papel da comunidade escolar na atuação política, bem como a relevância dos indicadores, como instrumentos de monitoramento e avaliação, para entender o processo complexo de implementação de políticas públicas voltadas à EA nas escolas
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/96061
    Collections
    • Licenciatura [223]

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