Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPalcha, Leandro Siqueira, 1984-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.creatorRosati, Augusto Cesarpt_BR
dc.date.accessioned2025-04-22T17:46:56Z
dc.date.available2025-04-22T17:46:56Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/96055
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Leandro Siqueira Palchapt_BR
dc.descriptionMonografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Na contemporaneidade, a emergência por abordagens alternativas de ensino é consequência direta da saturação dos métodos tradicionais. É preciso pensar no ensino de uma maneira ampla e que não restrinja o aluno a padronizações unilaterais. A escola assim deve ser um ambiente propício para a aprendizagem, por meio de construções significativas da capacidade de pensar no desenvolvimento dos alunos, assim como explorar os mais diversos materiais didáticos na prática educativa. Dentro desses materiais, o lúdico pode trazer a abordagem que propicie prazer no ensino, tanto para os alunos, quanto para os professores. Em vista disso, este trabalho tem o objetivo de desenvolver um jogo no formato Gomoku ou "5 em linha" para o ensino de Parasitologia. Os conteúdos de Parasitologia, assim como outros dentro da Biologia, também são reféns de metodologias arcaicas e se devem incluir iniciativas de aprendizagem alternativas, como jogos lúdicos. O jogo criado por esse trabalho, denominado "Mosquito Defense", reúne vetores de doenças de utilidade pública, ou seja, transmissível para humanos, em especial os insetos da família Culicidae. Esses mosquitos adquirem papéis de personagens no jogo, a serem interpretados por um jogador, enquanto o outro jogador será a profilaxia contra o respectivo mosquito. O contexto foi inserido dentro das mecânicas do Gomoku e foram elaboradas regras para articular o jogo ao tema proposto. O jogo pode ajudar os alunos da quarta série do ensino fundamental, o público alvo, a compreender melhor o assunto, de uma maneira divertida e prazerosa, sem esquecer as habilidades importantes para sua formaçãopt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMosquitopt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.titleGomoku de parasitologia : um jogo didático para o ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples