dc.description.abstract | Resumo : Na contemporaneidade, a emergência por abordagens alternativas de ensino é consequência direta da saturação dos métodos tradicionais. É preciso pensar no ensino de uma maneira ampla e que não restrinja o aluno a padronizações unilaterais. A escola assim deve ser um ambiente propício para a aprendizagem, por meio de construções significativas da capacidade de pensar no desenvolvimento dos alunos, assim como explorar os mais diversos materiais didáticos na prática educativa. Dentro desses materiais, o lúdico pode trazer a abordagem que propicie prazer no ensino, tanto para os alunos, quanto para os professores. Em vista disso, este trabalho tem o objetivo de desenvolver um jogo no formato Gomoku ou "5 em linha" para o ensino de Parasitologia. Os conteúdos de Parasitologia, assim como outros dentro da Biologia, também são reféns de metodologias arcaicas e se devem incluir iniciativas de aprendizagem alternativas, como jogos lúdicos. O jogo criado por esse trabalho, denominado "Mosquito Defense", reúne vetores de doenças de utilidade pública, ou seja, transmissível para humanos, em especial os insetos da família Culicidae. Esses mosquitos adquirem papéis de personagens no jogo, a serem interpretados por um jogador, enquanto o outro jogador será a profilaxia contra o respectivo mosquito. O contexto foi inserido dentro das mecânicas do Gomoku e foram elaboradas regras para articular o jogo ao tema proposto. O jogo pode ajudar os alunos da quarta série do ensino fundamental, o público alvo, a compreender melhor o assunto, de uma maneira divertida e prazerosa, sem esquecer as habilidades importantes para sua formação | pt_BR |