• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Gomoku de parasitologia : um jogo didático para o ensino fundamental

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R_G_AUGUSTO_CESAR_ROSATI.pdf (2.724Mb)
    Data
    2022
    Autor
    Rosati, Augusto Cesar
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Na contemporaneidade, a emergência por abordagens alternativas de ensino é consequência direta da saturação dos métodos tradicionais. É preciso pensar no ensino de uma maneira ampla e que não restrinja o aluno a padronizações unilaterais. A escola assim deve ser um ambiente propício para a aprendizagem, por meio de construções significativas da capacidade de pensar no desenvolvimento dos alunos, assim como explorar os mais diversos materiais didáticos na prática educativa. Dentro desses materiais, o lúdico pode trazer a abordagem que propicie prazer no ensino, tanto para os alunos, quanto para os professores. Em vista disso, este trabalho tem o objetivo de desenvolver um jogo no formato Gomoku ou "5 em linha" para o ensino de Parasitologia. Os conteúdos de Parasitologia, assim como outros dentro da Biologia, também são reféns de metodologias arcaicas e se devem incluir iniciativas de aprendizagem alternativas, como jogos lúdicos. O jogo criado por esse trabalho, denominado "Mosquito Defense", reúne vetores de doenças de utilidade pública, ou seja, transmissível para humanos, em especial os insetos da família Culicidae. Esses mosquitos adquirem papéis de personagens no jogo, a serem interpretados por um jogador, enquanto o outro jogador será a profilaxia contra o respectivo mosquito. O contexto foi inserido dentro das mecânicas do Gomoku e foram elaboradas regras para articular o jogo ao tema proposto. O jogo pode ajudar os alunos da quarta série do ensino fundamental, o público alvo, a compreender melhor o assunto, de uma maneira divertida e prazerosa, sem esquecer as habilidades importantes para sua formação
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/96055
    Collections
    • Licenciatura [219]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV