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dc.contributor.advisorPrado, Paulo Henrique Müller, 1967-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Marketingpt_BR
dc.creatorRech, Fabiana Fátimapt_BR
dc.date.accessioned2025-04-09T15:42:38Z
dc.date.available2025-04-09T15:42:38Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/95917
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Paulo Henrique Muller Pradopt_BR
dc.descriptionArtigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.descriptionArtigo (especialização) – Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Marketingpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo geral desse trabalho consiste em investigar como as principais estratégias de marketing aplicadas aos portais de serviços públicos podem impactar na experiência do usuário final. Para isso foi realizada uma pesquisa de natureza descritiva com a finalidade de analisar os fatos como se apresentam. Os dados foram coletados por meio de entrevistas qualitativas semiestruturadas, buscando compreender os pensamentos, as emoções e os sentimentos refletidos durante a jornada do usuário. Ao todo foram realizadas 23 entrevistas individuais entre os meses de setembro e outubro. O principal portal citado pelos usuários foi o Gov.br devido a sua ampla oferta de serviços públicos. Como principais vantagens do uso dos portais, os entrevistados destacaram a praticidade e a economia de tempo. Por outro lado, os principais problemas detectados relacionam-se com o uso termos difíceis pelas plataformas, um layout nem sempre intuitivo e que leva o usuário a não conhecer determinados serviços já disponível. Também houve reclamações sobre os sistemas de validação e a lentidão nos portais, o que causa frustração no usuário que busca por rapidez no atendimento. Por fim, com base nos resultados obtidos, foram elaboradas algumas propostas de melhoria para os portais de serviços públicos como a elaboração de campanhas educativas visando elucidar dificuldades, a promoção da usabilidade evidenciando novas funções agregadas aos portais, incentivo ao feedback e o fortalecimento da ouvidoria como canal mais ativo e participativopt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectServiço públicopt_BR
dc.subjectPortais da Webpt_BR
dc.titleEstratégias de marketing aplicadas ao serviço público : foco na experiência do usuário finalpt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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