Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTelma, Romeu Rössler, 1944-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Curso de Especialização MBA em Gestão do Agronegóciopt_BR
dc.creatorSilveira, Pedro Miguel dos Reispt_BR
dc.date.accessioned2025-04-01T14:34:07Z
dc.date.available2025-04-01T14:34:07Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/95634
dc.descriptionOrientador: Professor Dr. Romeu Rossler Telmapt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Especialização MBA em Gestão do Agronegóciopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: No mundo globalizado a que assistimos , os gestores do agronegócio precisam adotar estratégias corretas para o sucesso de seus negócios, assim a presente pesquisa tem como objetivo principal analisar a importância do planejamento estratégico no agronegócio como fator de aumento de produtividade e sucesso nas empresas do setor, bem como os principais argumentos em relação ao potencial produtivo. A metodologia utilizada para a efetivação desse estudo foi através de uma abordagem bibliográfica, exploratória, quantitativa e qualitativa, consolidando assim uma base conceitual para o início dos trabalhos. Nesta senda, no trabalho apresentado, abordaremos um caso prático da empresa Agroquiminha. A pesquisa usou o metodo de análise SWOT de formas a dar enfoque ao meio ambiente interno e externo a que as empresas estão inseridas. Para ser mais abrangente recorreu ao modelo de 5 forças de Porter (Poder de Barganha dos Fornecedores , Ameaça de Novos Entrantes , Rivalidade entre concorrentes , Produtos Substitutos , Poder de Barganha de Clientes) de modo a ver outras variantes que podem afetar o agronegóciopt_BR
dc.description.abstractAbstract: In the globalized world we are witnessing, agribusiness managers need to adopt the right strategies for the success of their business, so this research aims to analyze the importance of strategic planning in agribusiness as a factor in increasing productivity and success in companies in the sector. , as well as the main arguments regarding the productive potential. The methodology used to carry out this study was through a bibliographical, exploratory, quantitative and qualitative approach, thus consolidating a conceptual basis for the beginning of the work. In this path, in the presented work, we will approach a practical case of the company Agroquiminha. The research used the SWOT analysis method in ways that focus on the internal and external environment to which companies operate. To be more comprehensive, it relied on Porter's 5-force model (Supplier Bargaining Power, New Entrant Threat, Rivalry among Competitors, Substitute Products, Customer Bargaining Power) to see other variants that may affect agribusinesspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAgroindústriapt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.titleA importância do planejamento estratégico no agronegócio (estudo de caso Projeto Agroquiminha-Angola)pt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples