Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBorba, Carolina dos Anjos de, 1979-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorPereira, Carla Fernanda Galvãopt_BR
dc.date.accessioned2025-01-15T13:37:47Z
dc.date.available2025-01-15T13:37:47Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/94390
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Carolina dos Anjos Borbapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 28/03/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: A pesquisa "Infâncias Quilombolas Construindo E Reterritorializando O Território Político E Educativo - Quilombo João Surá" foi desenvolvida com as crianças quilombolas do Quilombo de João Surá, a partir do histórico de luta pelos direitos da terra de seus antepassados e melhores condições de vida para os moradores. Com cunho qualitativo, neste cenário buscamos analisar como as crianças quilombolas de João Surá constroem suas territorialidades e seus próprios processos educativos no território, tendo o compromisso de debater as questões em diálogo com a comunidade, a partir das teorias da infância e dos estudos Decoloniais e Contracoloniais, visando à vivência das crianças no território e os valores civilizatórios afrodescendentes. Os procedimentos metodológicos adotados foram qualitativos, buscando analisar questões históricas e políticas da região sobre a infância, a participação comunitária por meio da consulta livre e prévia e informada dos anciões e lideranças, e de práticas das crianças que constituem a reterritorialização da infância quilombolapt_BR
dc.description.abstractAbstract: The search "Quilombo Children Building And Reterritorializing The Political And Educational Territory - Quilombo João Surá" research was developed with quilombola children from the João Surá Quilombo, with a history of fighting for the land rights of their ancestors and better living conditions for the residents. With a qualitative nature, in this scenario we seek to analyze how the quilombola children of João Surá construct their territorialities and their own educational processes in the territory, having the commitment to debate the issues in dialogue with the community, based on theories of childhood and Decolonial studies and Countercolonial, they involve the experience of children in the territory and Afro-descendant civilizational values. The methodological procedures adopted were qualitative, seeking to analyze historical and political issues in the region regarding childhood, community participation through free, prior and informed consultation with elders and leaders, and children's practices that specifically re-territorialize quilombola childhoodpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectQuilombolaspt_BR
dc.subjectQuilombos - Educaçãopt_BR
dc.subjectDiscriminação racialpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleInfâncias quilombolas construindo e reterritorializando o território político e educativo : Quilombo João Surápt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples