• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Infâncias quilombolas construindo e reterritorializando o território político e educativo : Quilombo João Surá

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - CARLA FERNANDA GALVAO PEREIRA.pdf (7.619Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Pereira, Carla Fernanda Galvão
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A pesquisa "Infâncias Quilombolas Construindo E Reterritorializando O Território Político E Educativo - Quilombo João Surá" foi desenvolvida com as crianças quilombolas do Quilombo de João Surá, a partir do histórico de luta pelos direitos da terra de seus antepassados e melhores condições de vida para os moradores. Com cunho qualitativo, neste cenário buscamos analisar como as crianças quilombolas de João Surá constroem suas territorialidades e seus próprios processos educativos no território, tendo o compromisso de debater as questões em diálogo com a comunidade, a partir das teorias da infância e dos estudos Decoloniais e Contracoloniais, visando à vivência das crianças no território e os valores civilizatórios afrodescendentes. Os procedimentos metodológicos adotados foram qualitativos, buscando analisar questões históricas e políticas da região sobre a infância, a participação comunitária por meio da consulta livre e prévia e informada dos anciões e lideranças, e de práticas das crianças que constituem a reterritorialização da infância quilombola
     
    Abstract: The search "Quilombo Children Building And Reterritorializing The Political And Educational Territory - Quilombo João Surá" research was developed with quilombola children from the João Surá Quilombo, with a history of fighting for the land rights of their ancestors and better living conditions for the residents. With a qualitative nature, in this scenario we seek to analyze how the quilombola children of João Surá construct their territorialities and their own educational processes in the territory, having the commitment to debate the issues in dialogue with the community, based on theories of childhood and Decolonial studies and Countercolonial, they involve the experience of children in the territory and Afro-descendant civilizational values. The methodological procedures adopted were qualitative, seeking to analyze historical and political issues in the region regarding childhood, community participation through free, prior and informed consultation with elders and leaders, and children's practices that specifically re-territorialize quilombola childhood
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/94390
    Collections
    • Dissertações [1014]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV