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dc.contributor.advisorCordeiro, Andrea Bezerra, 1971-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorLuz, Marcio Souza dapt_BR
dc.date.accessioned2024-12-28T23:52:42Z
dc.date.available2024-12-28T23:52:42Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/94086
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Andréa Bezerra Cordeiropt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 27/09/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa aborda a trajetória do Grupo Teatro de Bonecos Dadá de Curitiba em suas relações com a educação. Tem como objetivo principal compreender a articulação entre as propostas artísticas e educacionais do grupo, estabelecendo conexões com a educação popular, o teatro político, a produção cultural para a infância e o teatro de bonecos. Serão pesquisadas as ações do grupo a partir de seu engajamento político, das experiências com movimentos de alfabetização de adultos da década de 1960, e de suas relações com as ideias educacionais de Paulo Freire via CPC – Centro Popular de Cultura. A trajetória do grupo é marcada pelo exílio político em 1969, em face ao período da ditadura civilmilitar no Brasil. O retorno ao Brasil em 1974 marcará a retomada das atividades com enfoque concentrado no público infantil. O recorte temporal desta dissertação enfoca especialmente as atividades do grupo entre a década de 1960 e meados da década de 1990 na cidade de Curitiba. O estudo aborda, por meio de diversos documentos, a análise da trajetória do Teatro de Bonecos Dada com especial atenção aos artistas fundadores, Euclides Coelho de Souza e Adair Chevonika, colocando em relação a educação popular, a arte, a cultura, a infância, a conscientização crítica e as ações de repressão vividas mediante os governos militares que tomaram o poder no Brasil. Serão utilizadas como fontes históricas: Fotografias, material jornalístico, impressos e documentação oficial, sob a guarda de acervos como a Casa da Memória de Curitiba, Hemeroteca Digital, Biblioteca Pública do Paraná, Arquivo Público do Paraná - DOPS. Os autores utilizados como marcos teóricos de pesquisa, são Roger Chartier para o conceito de representação, em diálogo à teoria praxiológica de Pierre Bourdieupt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research addresses the trajectory of the Grupo Teatro de Bonecos Dadá de Curitiba in its relations with education. Its main objective is to understand the articulation between the group's artistic and educational proposals, establishing connections with popular education, political theater, cultural production for children and puppet theater. The group's actions will be researched based on its political engagement, experiences with adult literacy movements in the 1960s, and its relationships with Paulo Freire's educational ideas via CPC – Centro Popular de Cultura. The group's trajectory is marked by political exile in 1969, in the face of the period of civil-military dictatorship in Brazil. The return to Brazil in 1974 will mark the resumption of activities with a concentrated focus on children. The time frame of this dissertation focuses especially on the group's activities between the 1960s and the mid-1990s in the city of Curitiba. The study addresses, through various documents, the analysis of the trajectory of the Dada Puppet Theater with special attention to the founding artists, Euclides Coelho de Souza and Adair Chevonika, placing in relation popular education, art, culture, childhood, critical awareness and repressive actions experienced by the military governments that took power in Brazil. The following will be used as historical sources: Photographs, journalistic material, printed materials and official documentation, under the custody of collections such as the Casa da Memória de Curitiba, Digital Hemeroteca, Public Library of Paraná, Public Archive of Paraná - DOPS. The authors used as theoretical research frameworks are Roger Chartier for the concept of representation, in dialogue with Pierre Bourdieu's praxeological theorypt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTeatro de bonecospt_BR
dc.subjectTeatro - Educaçãopt_BR
dc.subjectTeatro de fantoches na educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleTeatro de Bonecos Dadá de Curitiba : cultura, infância e educação popularpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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