• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Teatro de Bonecos Dadá de Curitiba : cultura, infância e educação popular

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - MARCIO SOUZA DA LUZ.pdf (16.29Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Luz, Marcio Souza da
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Esta pesquisa aborda a trajetória do Grupo Teatro de Bonecos Dadá de Curitiba em suas relações com a educação. Tem como objetivo principal compreender a articulação entre as propostas artísticas e educacionais do grupo, estabelecendo conexões com a educação popular, o teatro político, a produção cultural para a infância e o teatro de bonecos. Serão pesquisadas as ações do grupo a partir de seu engajamento político, das experiências com movimentos de alfabetização de adultos da década de 1960, e de suas relações com as ideias educacionais de Paulo Freire via CPC – Centro Popular de Cultura. A trajetória do grupo é marcada pelo exílio político em 1969, em face ao período da ditadura civilmilitar no Brasil. O retorno ao Brasil em 1974 marcará a retomada das atividades com enfoque concentrado no público infantil. O recorte temporal desta dissertação enfoca especialmente as atividades do grupo entre a década de 1960 e meados da década de 1990 na cidade de Curitiba. O estudo aborda, por meio de diversos documentos, a análise da trajetória do Teatro de Bonecos Dada com especial atenção aos artistas fundadores, Euclides Coelho de Souza e Adair Chevonika, colocando em relação a educação popular, a arte, a cultura, a infância, a conscientização crítica e as ações de repressão vividas mediante os governos militares que tomaram o poder no Brasil. Serão utilizadas como fontes históricas: Fotografias, material jornalístico, impressos e documentação oficial, sob a guarda de acervos como a Casa da Memória de Curitiba, Hemeroteca Digital, Biblioteca Pública do Paraná, Arquivo Público do Paraná - DOPS. Os autores utilizados como marcos teóricos de pesquisa, são Roger Chartier para o conceito de representação, em diálogo à teoria praxiológica de Pierre Bourdieu
     
    Abstract: This research addresses the trajectory of the Grupo Teatro de Bonecos Dadá de Curitiba in its relations with education. Its main objective is to understand the articulation between the group's artistic and educational proposals, establishing connections with popular education, political theater, cultural production for children and puppet theater. The group's actions will be researched based on its political engagement, experiences with adult literacy movements in the 1960s, and its relationships with Paulo Freire's educational ideas via CPC – Centro Popular de Cultura. The group's trajectory is marked by political exile in 1969, in the face of the period of civil-military dictatorship in Brazil. The return to Brazil in 1974 will mark the resumption of activities with a concentrated focus on children. The time frame of this dissertation focuses especially on the group's activities between the 1960s and the mid-1990s in the city of Curitiba. The study addresses, through various documents, the analysis of the trajectory of the Dada Puppet Theater with special attention to the founding artists, Euclides Coelho de Souza and Adair Chevonika, placing in relation popular education, art, culture, childhood, critical awareness and repressive actions experienced by the military governments that took power in Brazil. The following will be used as historical sources: Photographs, journalistic material, printed materials and official documentation, under the custody of collections such as the Casa da Memória de Curitiba, Digital Hemeroteca, Public Library of Paraná, Public Archive of Paraná - DOPS. The authors used as theoretical research frameworks are Roger Chartier for the concept of representation, in dialogue with Pierre Bourdieu's praxeological theory
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/94086
    Collections
    • Dissertações [1014]

    Itens relacionados

    Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.

    • Impasses e passos na inclusão escolar de crianças autistas e psicóticas : o trabalho do professor e o olhar para o sujeito 

      Salgado, Andressa Mattos (2012)
      Resumo: Tendo como objetivo conhecer a percepção dos professores frente à inclusão escolar das crianças autistas, psicóticas ou com Transtornos Globais do Desenvolvimento (T.G.D). Assim, esta pesquisa se propôs a investigar ...
    • Planejamento orçamentário e os recursos para a educação : um estudo sobre as leis de diretrizes orçamentárias (LDOS) dos municípios do primeiro anel metropolitano de Curitiba 

      Quirino, Simony Rafaeli, 1986- (2012)
      Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o tratamento oferecido ao tema da educação nas Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDOs) dos municípios que compreendem o primeiro anel metropolitano de Curitiba, nos ...
    • O desafio de ampliar o acesso à educação infantil garantindo condições de qualidade : uma análise a partir da capacidade financeira dos municípios no primeiro anel metropolitano de Curitiba 

      Bruno, Dhaiene de Jesus dos Reis, 1984- (2020)
      Resumo: A presente pesquisa teve como objeto de investigação o direito à Educação Infantil e as condições de qualidade em que este direito tem sido ofertado pela administração pública municipal. O objeto da pesquisa se ...

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV