Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCoutinho, Ângela Scalabrin, 1976-pt_BR
dc.contributor.otherSilva, Paulo Vinicius Baptista da, 1965-2024pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorGomes, Cleidiane Colinspt_BR
dc.date.accessioned2024-12-26T18:03:14Z
dc.date.available2024-12-26T18:03:14Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/94002
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Angela Scalabrin Coutinhopt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Paulo Vinicius Baptista da Silvapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 19/03/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: Na Educação Infantil, todas as identidades estão sendo contempladas, quando falamos de literatura para o público infantil? Quais referências literárias estão sendo apresentadas às crianças negras, no que diz respeito à constituição e fortalecimento de identidade e de direitos, princípio destacado no Parecer 003/2004, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais. O estudo visou compreender como as crianças constroem sentidos nas interações com os livros de literatura infantil de temática da cultura africana e afro-brasileira nas práticas pedagógicas desenvolvidas na creche. Para tanto, foi realizado um estudo de natureza etnográfica, no período de seis meses, com crianças de (0-3), com o uso de instrumentos como: fotografias, vídeos, conversas com as professoras, registros em diário de campo e entrevistas semiestruturadas. Tendo como aporte teórico, pesquisadoras/res que se debruçam sobre estudos da Sociologia da Infância, literatura de temática africana, afro-brasileira e a Educação para as Relações Étnicoraciais. O estudo constatou que as crianças não são dependentes de uma prática pedagógica em específico, evidenciando que elas produzem suas ações e relações com os livros no momento em que são lhes dadas as oportunidades de ter acesso, assim como qualquer outro objeto. Entretanto, os livros permitiram que, para além das ações com esse objeto, ela tivesse relações a partir dele. Foram consideradas as possibilidades comunicativas, como o olhar, expressões corporais, as tentativas de aproximação e o interesse pelo livro. O manuseio de livros com personagens negras provocou nas crianças relações de descoberta, encantamento e surpresa. A interação com livros com ilustrações de personagens negras bebês, obteve interesse por aspectos fenotípicos particulares, cor dos bebês, cabelos crespos/cacheados, revelando um conjunto de dados que afirma as possibilidades de construção de identidade positiva e sentido de pertencimento por crianças negras via letramento literário. As entrevistas evidenciam o quanto a formação de professores/as se faz necessária para a compreensão acerca de uma educação para as relações étnicoraciais na crechept_BR
dc.description.abstractAbstract: In Early Childhood Education are all identities being considered, when we talk about literature for children? What literary references are being presented to black children, with regard to the constitution and strengthening of identity and rights, a principle highlighted in Opinion 003/2004, which established the National Curricular Guidelines for the Education of Ethnic-racial Relations. The study aimed to understand how children construct meanings in interactions with children's literature books on African and Afro-Brazilian culture themes in the pedagogical practices developed in the daycare center. To this end, an ethnographic study was carried out over a period of six months, with children aged (0-3), using instruments such as: photographs, videos, conversations with teachers, field diary records and semi-structured interviews. Having as theoretical contribution researchers who focus on studies of the Sociology of Childhood, literature on African and Afro-Brazilian themes and Education for Ethnicracial Relations. The study found that children are not dependent on a specific pedagogical practice, showing that they produce their actions and relationships with books when they are given the opportunity to have access, just like any other object. However, the books allowed her to have relationships with this object in addition to her actions. Communicative possibilities such as gaze, body expressions, attempts to get closer and interest in the book were considered. Handling books with black characters provoked relationships of discovery, enchantment and surprise in children. Interaction with books with illustrations of black baby characters gained interest in particular phenotypic aspects, color of babies, frizzy/curly hair, revealing a set of data that affirms the possibilities of building positive identity and sense of belonging for black children through literacy literary. The interviews show how necessary teacher training is to understand education for ethnic-racial relations in daycare centerspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEducação de crianças - Crechespt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleAs relações das crianças negras, desde bebês, com a literatura infantil de temática da cultura africana e afro-brasileira em uma creche municipal de Macapá-APpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples