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dc.contributor.advisorMartins, Tomás Sparano, 1971-pt_BR
dc.contributor.advisorAbib, Gustavo, 1977-pt_BR
dc.contributor.advisorFonseca, Marcos Wagner da, 1969-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA Gestão de Talentos e Comportamento Humanopt_BR
dc.creatorFurman, Rosilda Alves de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2024-12-10T18:18:38Z
dc.date.available2024-12-10T18:18:38Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/93695
dc.descriptionOrientador: Profs. Tomas Martins, Gustavo Abib e Marcos Wagner da Fonsecapt_BR
dc.descriptionArtigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.descriptionArtigo (especialização) – Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Gestão de Talentos e Comportamento Humanopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A comunicação é fundamental para o funcionamento eficaz de qualquer empresa, sendo crucial para o diálogo entre emissor e receptor. A clareza na transmissão da mensagem, a correta recepção pelo destinatário e o feedback adequado são essenciais para evitar ruídos e distorções na comunicação. Muitos gestores, embora tecnicamente competentes, carecem de habilidades comunicativas para liderar eficazmente, o que pode resultar em dificuldades na transmissão de informações e na escuta ativa dos colaboradores. Obstáculos como sobrecarga de informações, falta de feedback e canais inadequados de comunicação podem afetar negativamente o desempenho organizacional, especialmente em uma cooperativa de saúde. Diagnósticos detalhados dos processos comunicativos, incluindo avaliações qualitativas, são necessários para identificar problemas e oportunidades de melhoria.Nesse contexto, esta pesquisa será formatada na escala likert com os colaboradores das áreas de Atendimento da Cooperativa. Após a avaliação dos dados, proceder-se a aplicação da metodologia 5W2H e o diagrama de causa e efeito como ferramentas eficazes para abordar e solucionar esses problemas. Além disso, a certificação GPTW, baseada no feedback dos funcionários, pode servir como um indicador do sucesso das práticas de comunicação e gestão. O estudo propõe ainda um modelo de comunicação eficiente, combinando essas ferramentas, além de treinamentos específicos para gestores e canais de feedback contínuos, visando alinhar todos os membros da cooperativa aos objetivos organizacionaispt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectComunicação nas organizaçõespt_BR
dc.subjectCooperativas médicaspt_BR
dc.titleComunicação assertiva dos gestores de cooperativas de saúdept_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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