dc.contributor.advisor | Fonseca, Marcos Wagner da, 1969- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA Gestão de Talentos e Comportamento Humano | pt_BR |
dc.creator | Fabricio, Liridiane de Melo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-06T20:10:46Z | |
dc.date.available | 2024-12-06T20:10:46Z | |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/93609 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Marcos Wagner da Fonseca | pt_BR |
dc.description | Artigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description | Artigo (especialização) – Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Gestão de Talentos e Comportamento Humano | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este artigo aborda sobre a falta de padronização na metodologia de avaliação de desempenho em cooperativas. Utilizando como estudo de caso, para ilustrar a problemática, a Cooperativa X, do ramo do agronegócio, localizada na cidade de Maringá, no norte do Paraná. O objetivo é destacar a importância de um programa estruturado de avaliação de desempenho e a criação de uma cultura de feedback, com ênfase no papel da liderança. O estudo propõe a implementação da metodologia de avaliação de desempenho 180 graus, que inclui autoavaliação e avaliação pelo líder direto. A literatura existente sobre avaliação de desempenho em cooperativas é limitada, portanto, o artigo adapta teorias de empresas para o contexto cooperativo, entendo a importância de ajusta-las às especificidades do cooperativismoO artigo delineia um plano de implantação de um sistema para a avaliações de desempenho, que inclui a escolha da ferramenta adequada, capacitação da liderança, a comunicação e execução do processo de avaliação. Destacando a necessidade de uma comunicação clara com todos os colaboradores e a importância da capacitação dos líderes para o sucesso da implementação.A proposta visa resolver a falta de padronização e a ausência de feedback formal, que levam a problemas como desmotivação e baixa eficiência. Com essa padronização da metodologia espera-se melhorar a comunicação, alinhar os objetivos individuais com os organizacionais e aumentar a produtividade e a eficiência geral da cooperativa. O artigo também discute os desafios potenciais que podem ser encontrados durante o processo, tais como a resistência à mudança e a necessidade de suporte contínuo da liderança.Conclui-se que a sistematização da avaliação de desempenho é crucial para o fortalecimento da gestão de pessoas e para a competitividade da Cooperativa X no mercado | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Desempenho - Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Liderança | pt_BR |
dc.subject | Administração de pessoal | pt_BR |
dc.title | Implantação de metodologia de avaliação de desempenho 180º e cultura de feedback através do desenvolvimento da liderança | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |