Mostrar registro simples

dc.contributor.authorIsis Souza
dc.contributor.authorJoanez Aires
dc.contributor.authorRoberto Barbosa
dc.date.accessioned2024-11-02T01:04:52Z
dc.date.available2024-11-02T01:04:52Z
dc.date.issued2023-02-13
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91991
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo investigar se e como o estudo de episódios históricos, em um curso de formação de professores de química, pode contribuir para a reflexão destes acerca dos processos de construção da ciência, de modo a lhes possibilitar embasamento teórico e prático que subsidiem suas ações docentes. A abordagem desta pesquisa é qualitativa, com utilização de pesquisas bibliográficas e estudo de caso. Quanto à análise de dados, será utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD). Acreditamos que o Ensino de Química precisa estar alinhado aos elementos que contemplem diálogos com a Natureza da Ciência e os fatos que permeiam a sociedade. Dessa maneira, optamos por embasamento teórico a epistemologia de Fleck, a qual nos apresenta um modelo para percebemos os processos de construção do conhecimento científico. Assim, ao olharmos episódios históricos com viés fleckiano, poderemos enxergar os contextos histórico-sociais, culturais, e discuti-los no ensino “de” e “sobre” ciências.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofXIII Workshop e III Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2023)
dc.titleEPISÓDIOS HISTÓRICOS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA COMPREENSÕES DOS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DA CIÊNCIA: UM ESTUDO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM QUÍMICA
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs4979


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples