• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • Encontros de Pesquisa em Comunicação
    • VII Encontro de Pesquisa em Comunicação (2015)
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • Encontros de Pesquisa em Comunicação
    • VII Encontro de Pesquisa em Comunicação (2015)
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    QUEERIZANDOIMAGINÁRIOS: A POTÊNCIA EDUCATIVA-COMUNICATIVADA PERFORMANCE ARTE

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    134.pdf (901.3Kb)
    Data
    2015-09-23
    Autor
    Camila Melo
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    A performance arte tem se mostrado na contemporaneidade como um fenômeno que possibilita emitir mensagens de resistência a heteronormatividade.Tem se mostrado um espaço orgânico para emitir as mensagens de si, o que acaba por mudaro sentido tradicional de comunicação. Esse processo subjetivo em comunicar -que o corpo na performance apresenta -não está de fora das relações e trocas de saberes, por isso mesmo ela pode apresentar potência educativa. Para esse artigoexponho um recorte de minha pesquisa etnográfica realizada na cidade de Curitiba-PR em uma casa de ações artísticas. Aquio que nosmotiva é tensionar o paradigma dualista da emissão-recepção no campo da Comunicação, já no campo da Educação, o que nos propomos a tencionar é o binarismo professor/a-aluno/a. O corpoportanto é o espaço que mais dedico energia,refletindo suas relações com a educação e principalmente com a arte. Mas prefiro uma ideia de arte corrosiva, pronta a explodir com concepções frias e com os ajustes identitários da heteronormatividade. Assim trago ao debate da inter-relação comunicação e educação um friccionar de binarismos e noções cristalizadas sobre corpo, sexualidade e gênero. Com o auxilio de um corpo teórico dos Estudos Culturais e Estudos Queertragoo seguintequestionamento: que potencial educativo a performance arte pode atingir?
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91810
    Collections
    • VII Encontro de Pesquisa em Comunicação (2015) [77]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV