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dc.contributor.authorFernanda Gimenez
dc.date.accessioned2024-10-29T12:41:25Z
dc.date.available2024-10-29T12:41:25Z
dc.date.issued2015-09-23
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91787
dc.description.abstractA partir da premissa de que a globalização projeta identidades culturais desterritorializadas einterculturais, este estudo buscou compreender, através de uma metodologia qualitativa comestudantes e professores de flamenco, como este se insere nessa dinâmica. Por meio deentrevistas, estudou-se como os indivíduos se apropriam do flamenco, isto é, como oflamenco se manifesta na definição de suas identidades. Também buscou-se verificar, nestasidentidades, características que fazem do objeto de estudo uma expressão artística e culturalde valor universal. Os resultados sugerem a possibilidade de apropriação desta arte e culturapor pessoas de diferentes partes do mundo, mas também apontam a existência de uma forma“autêntica” dessa manifestação artísitco cultural, associada a modos de vida típicos daAndaluzia. Nesse sentido, o estudo apresenta na prática conceitos como o de glocalização eculturas híbridas, de Robertson e Canclini respectivamente e abre novos questionamentossobre tradições e autenticidade nas manifestações artísticas e culturais.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofVII Encontro de Pesquisa em Comunicação (2015)
dc.titleAPROPRIAÇÕES CULTURAIS NO MUNDO GLOBALIZADO: O FLAMENCOINTERCULTURAL
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs111


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