Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAnderson Lopes da Silva
dc.contributor.authorRegiane Regina Ribeiro
dc.contributor.authorValquíria Michela John
dc.date.accessioned2024-10-29T02:31:30Z
dc.date.available2024-10-29T02:31:30Z
dc.date.issued2016-08-22
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91769
dc.description.abstractEste artigo faz parte de uma pesquisa maior (intitulada “Representação da mulher latinoamericana no audiovisual: estereótipos, limitações e ressignificações”) desenvolvida a partir do NEFICS (Núcleo de Estudos em Ficção Seriada) da UFPR/CNPq. O objetivo é apresentar as primeiras possibilidades de teorização acerca das representações das mulheres latinoamericanas no audiovisual e os arquétipos melodramáticos envolvidos, relidos ou continuados na construção discursiva de potenciais personagens (ainda não analisados, já que este não é o foco neste trabalho). São trazidos à discussão autores como Martín-Barbero, Sílvia Oroz, García Canclini, Peter Brooks, entre outros, para a localização do melodrama no contexto do nosso continente. Os resultados preliminares apontam para pelo menos seis grandes arquétipos melodramáticos da figura feminina que, a partir disso, provocam questões sobre a necessidade de pesquisas futuras para a verificação e crítica dos arquétipos (e suas remodelações) no desenvolvimento de personagens da ficção seriada.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofVIII Encontro de Pesquisa em Comunicação (2016)
dc.titleMULHERES LATINAS E ARQUÉTIPOS MELODRAMÁTICOS: PRIMEIRAS TEORIZAÇÕES PARA UMA CRÍTICA DA FICÇÃO SERIADA
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs316


Arquivos deste item

ArquivosTamanhoFormatoVisualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples