Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAdriana Tulio Baggio
dc.date.accessioned2024-10-29T02:31:23Z
dc.date.available2024-10-29T02:31:23Z
dc.date.issued2016-08-23
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91711
dc.description.abstractA proposta desta oficina é apresentar a semiótica discursiva como teoria e método de análise de textos publicitários. No contexto desta semiótica, entende-se por texto um todo de sentido que pode ser construído e manifestado em diferentes linguagens, como a musical, a verbal, a fotográfica etc. A análise semiótica pode ser útil tanto às pessoas interessadas em desconstruir os mecanismos de persuasão publicitária, para investigar as questões sociais expressas por este tipo de produto comunicacional, quanto para aquelas que desejam perceber estes mecanismos para depois operá-los no fazer publicitário. A oficina serve como porta de entrada para quem ainda não conhece a teoria e o método e como oportunidade de exercitar os conhecimentos de quem já tem mais familiaridade com o assunto. Não é necessário ser da área de publicidade ou ter conhecimentos específicos sobre ela. A oficina abordará os princípios fundamentais do método de análise em uma rápida exposição teórica acompanhada de exemplos. Nesta exposição serão explicitados os conceitos da construção de sentido pela diferença, paradigma e sintagma, percurso gerativo do sentido e semissimbolismo. Ao final da oficina, a pessoa terá desenvolvido um olhar semiótico para a leitura da publicidade, que poderá ser utilizado tanto para investigações críticas quanto para a prática publicitária.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofVIII Encontro de Pesquisa em Comunicação (2016)
dc.titleANÁLISE SEMIÓTICA DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs217


Arquivos deste item

ArquivosTamanhoFormatoVisualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples