dc.description.abstract | Antes da criança chegar à escola, já passou por processos de educação importantes. Os alunos de hoje não conhecem o mundo antes da popularização dos videogames, smartphones, redes sociais e do Google. Os estudantes de hoje não são as pessoas que o sistema educacional foi delineado para ensinar. A sociedade contemporânea adotou as TICs, em especial a Web 2.0, com muito entusiasmo, porém a educação ainda observa à distância e suspeita das supostas vantagens das novas tecnologias. Este ensaio pretende destacar a importância das mídias e das TICs na rotina da escola. Os jovens têm maior empatia cognitiva e expressiva com as tecnologias e com os novos modos de perceber o espaço e o tempo. Há de se atentar que mais importante que o conteúdo seja a forma de se comunicar com os alunos. Ensinar e aprender acontece numa interligação simbiótica, profunda, constante entre o que chamamos mundo físico e mundo digital. A educação escolar precisa compreender e incorporar mais as novas linguagens, as mídias e as TICs tem papel fundamental nessa transição. O vídeo, principal exemplo de mídia neste trabalho, flutua entre a ficção e o real, entre o filme e a televisão, em vias informáticas e digitais, nesse espaço entre a arte e a comunicação. É impensável não usar as novas tecnologias auxiliando no processo formal de educação e considerar os conhecimentos dos alunos sobre as TICs é responsável pedagogicamente dada modernização tecnológica por qual passa sociedade contemporânea. | |