Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMurillo Azevedo
dc.date.accessioned2024-10-29T02:31:22Z
dc.date.available2024-10-29T02:31:22Z
dc.date.issued2016-08-22
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91694
dc.description.abstractAntes da criança chegar à escola, já passou por processos de educação importantes. Os alunos de hoje não conhecem o mundo antes da popularização dos videogames, smartphones, redes sociais e do Google. Os estudantes de hoje não são as pessoas que o sistema educacional foi delineado para ensinar. A sociedade contemporânea adotou as TICs, em especial a Web 2.0, com muito entusiasmo, porém a educação ainda observa à distância e suspeita das supostas vantagens das novas tecnologias. Este ensaio pretende destacar a importância das mídias e das TICs na rotina da escola. Os jovens têm maior empatia cognitiva e expressiva com as tecnologias e com os novos modos de perceber o espaço e o tempo. Há de se atentar que mais importante que o conteúdo seja a forma de se comunicar com os alunos. Ensinar e aprender acontece numa interligação simbiótica, profunda, constante entre o que chamamos mundo físico e mundo digital. A educação escolar precisa compreender e incorporar mais as novas linguagens, as mídias e as TICs tem papel fundamental nessa transição. O vídeo, principal exemplo de mídia neste trabalho, flutua entre a ficção e o real, entre o filme e a televisão, em vias informáticas e digitais, nesse espaço entre a arte e a comunicação. É impensável não usar as novas tecnologias auxiliando no processo formal de educação e considerar os conhecimentos dos alunos sobre as TICs é responsável pedagogicamente dada modernização tecnológica por qual passa sociedade contemporânea.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofVIII Encontro de Pesquisa em Comunicação (2016)
dc.titleA ESCOLA DOS NATIVOS DIGITAIS: ENTRE TICs E MÍDIAS
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs176


Arquivos deste item

ArquivosTamanhoFormatoVisualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples