CINEMA E EDUCAÇÃO NA TRILOGIA CLÁSSICA DOS FILMES STAR WARS
Resumo
O presente trabalho explora as interfaces entre o cinema e a educação. O objetivo consiste em analisar os valores educativos de cunho moral presentes na franquia da trilogia clássica de Star Wars, de George Lucas, composta pelos filmes Star Wars IV – Uma Esperança (1977), Star Wars V – O Império Contra-Ataca (1980) e Star Wars VI – O Retorno de Jedi (1983). A pesquisa é classificada como descritiva com abordagem qualitativa. Já no que tange ao método de pesquisa, foi utilizado o qualitativo, partindo de um estudo interpretativo das linguagens cinematográficas. Para o estudo foram selecionadas e analisadas nove cenas, três de cada filme para atingir os objetivos do trabalho. Como resultado da pesquisa, foi possível perceber que a trilogia clássica é baseada em atitudes altruístas de praticamente todos os personagens envolvidos nas cenas analisadas. Logo, a partir da interpretação dos dados, é possível que filmes tão aclamados pela audiência, como os de franquia carreguem consigo mensagens pautadas em valores educativos de cunho moral.