Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCassiano Greter
dc.date.accessioned2024-10-29T02:08:05Z
dc.date.available2024-10-29T02:08:05Z
dc.date.issued2019-10-08
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91672
dc.description.abstractO Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem como principal propósito apresentar a sala de aula e o ambiente escolar aos alunos das fases iniciais dos cursos de licenciatura, possibilitando aos então pibidianos, o começo de suas experiências na vida docente. O programa como um todo é pensado a fim de contribuir com a formação e crescimento profissional dos acadêmicos, aliando teoria e prática e, principalmente, aproximando a academia das unidades escolares participantes do projeto. Partindo desta perspectiva, o presente artigo caracteriza-se como um relato das experiências e das atividades promovidas pelos pibidianos do curso de História da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó, dentro e fora da Escola de Ensino Básico Saad Antônio Sarquis, localizada no município de Chapecó (SC), de agosto de 2018 até o presente momento. Inicialmente, comenta-se acerca do processo de implementação do PIBID na UFFS no ano de 2018, no que diz respeito, especificamente, ao subprojeto de História do núcleo de Chapecó. Seguindo, discorre-se sobre a história, a organização e o modo como o corpo escolar da EEB Saad Sarquis recepcionou e adaptou-se a inserção dos pibidianos em sua rotina. Posterior a isso, é o momento em que será feito os relatos das atividades realizadas durante o projeto. Para corporificar tais relatos, têm-se como fontes e referências os diários de bordo dos pibidianos, bem como o Projeto Político Pedagógico da escola e publicações acadêmicas que abordam a temática educacional e evidenciam a importância do programa tanto para a iniciação à docência e formação dos licenciados, quanto para a dinamização da comunidade escolar. Concluindo o presente texto, é então relatado as atividades fora do espaço físico escolar, onde cabe citar como exemplo, as palestras de formação e reuniões ocasionadas nas dependências da universidade. Refletindo acerca dos relatos dos pibidianos e de todas as experiências vivenciadas durante os dois semestres de atividades até então realizadas pelo programa, conclui-se que a participação nesse projeto foi e continua sendo de muita valia no que diz respeito a interação entre a universidade e as escolas e, principalmente, a valorização da formação docente, uma vez que possibilita a união de teoria e prática no desenvolver das atividades didático-pedagógicas pensadas a fim de promover uma melhoria das práticas dentro da escola e para a comunidade escolar como um todo.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul
dc.subjectPIBID. História. Educação Básica. Formação de Professores.
dc.titlePIBID E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIÁLOGOS ENTRE O CURSO DE HISTÓRIA (UFFS/CHAPECÓ) E A EEB SAAD ANTÔNIO SARQUIS
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs2900


Arquivos deste item

ArquivosTamanhoFormatoVisualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples