Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAmanda Ferreira
dc.contributor.authorMarina Silva
dc.contributor.authorIara Jesus
dc.contributor.authorNatalina Lopes
dc.date.accessioned2024-10-29T02:07:52Z
dc.date.available2024-10-29T02:07:52Z
dc.date.issued2019-10-08
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91628
dc.description.abstractO presente artigo relata as experiências vivenciadas no Estágio Curricular Supervisionado em Gestão Escolar, com a finalidade de compreender a atuação do pedagogo-gestor na efetivação da gestão democrática dentro de uma escola estadual do município de Maringá, que atende alunos matriculados na segunda etapa do ensino fundamental e no ensino médio. Previsto na grade curricular do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá, este estágio é subsidiado por estudos teóricos realizados na disciplina de Práticas em Gestão Escolar que ocorre concomitantemente a ele. Com base em Libâneo, Oliveira e Toschi (2013), Veiga (1998), Carbello (2012), na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) e nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia (CNE/CP nº1/2006) buscamos por meio de um relato descritivo de caráter qualitativo, refletir a partir da análise bibliográfica e documental, quais são as possibilidades de atuação do pedagogo gestor na mediação do Conselho de Classe enquanto uma instância colegiada que materializa a perspectiva da gestão democrática dentro da Escola Pública de Educação Básica. Das discussões e reflexões realizadas ao longo de todo o período de Estágio na escola-campo entendemos que é papel do pedagogo-gestor sugerir, questionar, indagar e provocar atividades de suporte pedagógico aos docentes dentro da escola para que se consiga avançar do processo de ensino-aprendizagem na sala de aula envolvendo a escola como um todo. Deste modo, compreendemos com as vivências nesse estágio a importância de analisar e refletir as atividades na escola, pautadas em subsídios teóricos que sustentam o trabalho do Pedagogo-Gestor.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul
dc.subjectEscola Democrática, Conselho de Classe, Pedagogo-Gestor, Estágio.
dc.titleATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO CONSELHO DE CLASSE: RELATO DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO ESTÁGIO EM GESTÃO ESCOLAR
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs2822


Arquivos deste item

ArquivosTamanhoFormatoVisualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples