ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO CONSELHO DE CLASSE: RELATO DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO ESTÁGIO EM GESTÃO ESCOLAR
Data
2019-10-08Autor
Amanda Ferreira
Marina Silva
Iara Jesus
Natalina Lopes
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente artigo relata as experiências vivenciadas no Estágio Curricular Supervisionado em Gestão Escolar, com a finalidade de compreender a atuação do pedagogo-gestor na efetivação da gestão democrática dentro de uma escola estadual do município de Maringá, que atende alunos matriculados na segunda etapa do ensino fundamental e no ensino médio. Previsto na grade curricular do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá, este estágio é subsidiado por estudos teóricos realizados na disciplina de Práticas em Gestão Escolar que ocorre concomitantemente a ele. Com base em Libâneo, Oliveira e Toschi (2013), Veiga (1998), Carbello (2012), na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) e nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia (CNE/CP nº1/2006) buscamos por meio de um relato descritivo de caráter qualitativo, refletir a partir da análise bibliográfica e documental, quais são as possibilidades de atuação do pedagogo gestor na mediação do Conselho de Classe enquanto uma instância colegiada que materializa a perspectiva da gestão democrática dentro da Escola Pública de Educação Básica. Das discussões e reflexões realizadas ao longo de todo o período de Estágio na escola-campo entendemos que é papel do pedagogo-gestor sugerir, questionar, indagar e provocar atividades de suporte pedagógico aos docentes dentro da escola para que se consiga avançar do processo de ensino-aprendizagem na sala de aula envolvendo a escola como um todo. Deste modo, compreendemos com as vivências nesse estágio a importância de analisar e refletir as atividades na escola, pautadas em subsídios teóricos que sustentam o trabalho do Pedagogo-Gestor.