Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMarcos Alves
dc.contributor.authorAna Schirlo
dc.contributor.authorMarceli Goulart
dc.date.accessioned2024-10-29T02:07:51Z
dc.date.available2024-10-29T02:07:51Z
dc.date.issued2019-10-08
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91624
dc.description.abstractA equipe de Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) desenvolve suas atividades no Colégio Estadual Instituto de Educação Professor Cesar Prieto Martinez, de modo a inserir os pibidianos no contexto escolar, permitindo que desenvolvam atividades didático-pedagógicas. Uma das atividades por eles desenvolvida foi o planejamento e desenvolvimento de oficinas ofertadas para todas as séries de ensino do referido colégio, explorando os materiais disponíveis no Laboratório de Matemática. A oficina apresentada nesse trabalho teve como aporte aos materiais։ Kit de Probabilidade e o Conjunto para Construir Árvores de Possibilidades, disponíveis no Laboratório de Matemática montado pelo MEC por meio do Programa Brasil Profissionalizado do Governo Federal. Assim, esse trabalho teve por objetivo apresentar a referida oficina, a qual consistiu em: construir árvores de possibilidades na resolução de situações problemas, fazer experimentos aleatórios com dados, moedas e saco com bolinhas. Todas essas atividades conduziram os alunos a um entendimento inicial sobre os conceitos de probabilidade, análise combinatória e a possibilidade de aplicação do princípio fundamental da contagem em diferentes contextos do cotidiano. No início da oficina o oficineiro explanou sobre o tema probabilidade, pois o público da oficina eram alunos do 6º ano do Ensino Fundamental e ainda não possuíam a formalização desse conteúdo. Os alunos foram divididos em equipes sendo que, ao final da atividade, cada equipe apresentou o registro de todos os procedimentos, inclusive o raciocínio desenvolvido pela equipe para se chegar ao resultado encontrado. Com essas constatações observadas concluiu-se que os materiais trabalhados na referida oficina auxiliaram na resolução de situações-problema do cotidiano, permitindo aos alunos a construção de conhecimentos e a reflexão sobre diversos aspectos, levando-os a fazer inter-relações, capacitando-os a desenvolver competências necessárias para compreender de forma ampla os conceitos de probabilidade e análise combinatória.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul
dc.subjectlaboratório de matemática, probabilidade, árvore de possibilidades, análise combinatória
dc.titleUMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE PROBABILIDADE ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE OFICINAS COM MATERIAIS DO LABORATÓRIO DO MEC
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs2817


Arquivos deste item

ArquivosTamanhoFormatoVisualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples