• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE PROBABILIDADE ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE OFICINAS COM MATERIAIS DO LABORATÓRIO DO MEC

    Thumbnail
    Data
    2019-10-08
    Autor
    Marcos Alves
    Ana Schirlo
    Marceli Goulart
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    A equipe de Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) desenvolve suas atividades no Colégio Estadual Instituto de Educação Professor Cesar Prieto Martinez, de modo a inserir os pibidianos no contexto escolar, permitindo que desenvolvam atividades didático-pedagógicas. Uma das atividades por eles desenvolvida foi o planejamento e desenvolvimento de oficinas ofertadas para todas as séries de ensino do referido colégio, explorando os materiais disponíveis no Laboratório de Matemática. A oficina apresentada nesse trabalho teve como aporte aos materiais։ Kit de Probabilidade e o Conjunto para Construir Árvores de Possibilidades, disponíveis no Laboratório de Matemática montado pelo MEC por meio do Programa Brasil Profissionalizado do Governo Federal. Assim, esse trabalho teve por objetivo apresentar a referida oficina, a qual consistiu em: construir árvores de possibilidades na resolução de situações problemas, fazer experimentos aleatórios com dados, moedas e saco com bolinhas. Todas essas atividades conduziram os alunos a um entendimento inicial sobre os conceitos de probabilidade, análise combinatória e a possibilidade de aplicação do princípio fundamental da contagem em diferentes contextos do cotidiano. No início da oficina o oficineiro explanou sobre o tema probabilidade, pois o público da oficina eram alunos do 6º ano do Ensino Fundamental e ainda não possuíam a formalização desse conteúdo. Os alunos foram divididos em equipes sendo que, ao final da atividade, cada equipe apresentou o registro de todos os procedimentos, inclusive o raciocínio desenvolvido pela equipe para se chegar ao resultado encontrado. Com essas constatações observadas concluiu-se que os materiais trabalhados na referida oficina auxiliaram na resolução de situações-problema do cotidiano, permitindo aos alunos a construção de conhecimentos e a reflexão sobre diversos aspectos, levando-os a fazer inter-relações, capacitando-os a desenvolver competências necessárias para compreender de forma ampla os conceitos de probabilidade e análise combinatória.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91624
    Collections
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul [720]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV