Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPriscila Vaz Mendes Carneiro
dc.date.accessioned2024-10-29T02:07:44Z
dc.date.available2024-10-29T02:07:44Z
dc.date.issued2019-10-09
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91602
dc.description.abstractPriscila Vaz Mendes Carneiro, Curso de Licenciatura em Letras – Português/Espanhol e respectivas literaturas, Universidade Estadual de Ponta Grossa, pvmc10@yahoo.com.br Residência Pedagógica CAPES Resumo Este trabalho aborda o método recepcional para o ensino de literatura baseado na Estética da Recepção proposta por Jauss e Iser, sistematizado por Bordini e Aguiar (1993) e nas Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná de Língua Portuguesa para Educação Básica (2008) e relaciona as experiências no Residência Pedagógica. Neste método de ensino de literatura a interação entre o leitor e texto literário figura como o foco da abordagem. O objetivo geral é apresentar o método recepcional proposto por Jauss e Iser para o ensino de literatura e os objetivos específicos estudar criticamente o método recepcional no processo pedagógico sistematizado por Bordini e Aguiar, evidenciar a recomendação da utilização do método recepcional de Jauss e Iser para o ensino de literatura contido nas Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná de Língua Portuguesa para Educação Básica e apresentar relatos de experiências do Residência Pedagógica. Justifica-se a temática diante da relevância social da formação de leitores críticos e a formação dos professores de literatura. Diante deste contexto a problemática funda-se em responder quais são as contribuições que o referido método recepcional para o ensino de literatura pode trazer efetivamente para os alunos no processo de ensino aprendizagem e as contribuições do Residência Pedagógica para a formação de docentes. Assim esta pesquisa é de caráter exploratório, por meio de pesquisa bibliográfica. Palavras-chave: ensino; leitura; método recepcional.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul
dc.subjectensino
dc.subjectleitura
dc.subjectmétodo recepcional
dc.titleCONTRIBUIÇÕES DO MÉTODO RECEPCIONAL PARA O ENSINO DE LITERATURA E AS EXPERIÊNCIAS NO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs2788


Arquivos deste item

ArquivosTamanhoFormatoVisualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples