dc.description.abstract | Este trabalho trata de uma intervenção realizada em turmas do segundo ano do ensino médio no Colégio Estadual Alberto Gomes Veiga, no município de Paranaguá, Paraná, referente aos assuntos de calorimetria e isolante térmico. Esta atividade foi desenvolvida pelos licenciandos em Física e bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Instituto Federal do Paraná (IFPR) no campus Paranaguá, baseando-se no ensino por investigação (CARVALHO, 2013). Dessa forma, em uma proposta investigativa é importante existir conexões entre as etapas de ensino, para que o professor identifique as principais dificuldades dos alunos, desta forma o conhecimento prévio dos mesmos é valorizado, surgindo a possibilidade de elaborar uma mediação favorável e fundamental para a interação em sala de aula. (SASSERON, 2015). A partir da Sequência de Ensino por Investigação (SEI), a intervenção foi dividida em três aulas, sendo a primeira para a revisão de conteúdos, a segunda para a realização dos experimentos demonstrativos e a terceira para aplicação de uma atividade avaliativa. Neste trabalho, serão apresentados resultados relativos às atividades experimentais desenvolvidas no segundo encontro com os estudantes. Buscando a participação e as hipóteses baseadas nos conhecimentos prévios dos estudantes, seja pela revisão dada anteriormente ou pelo próprio senso comum, distribuiu-se um questionário antes das demonstrações investigativas e foram levantadas questões orais durante as atividades experimentais. O questionário A partir das respostas fornecidas pelos alunos, os bolsistas promoveram discussões acerca dos conceitos relacionados aos experimentos, onde os estudantes analisaram as situações propostas nos questionários e formularam hipóteses e explicações a respeito dos conteúdos abordados. Percebe-se que os alunos ainda utilizam muitas ideias do senso comum e muitas vezes não utilizam uma linguagem científica apropriada, o que indica a necessidade de uma revisão mais aprofundada acerca desse assunto. Também foi possível perceber a importância dos questionamentos orais durante as demonstrações experimentais, pois favorecem a participação dos alunos nas discussões, formulando hipóteses, expondo dúvidas e até propondo situações alternativas. | |