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dc.contributor.authorHellen Lopes
dc.contributor.authorThiago Neves
dc.contributor.authorJonas Almeida
dc.contributor.authorAngelita Tavares
dc.date.accessioned2024-10-29T02:07:42Z
dc.date.available2024-10-29T02:07:42Z
dc.date.issued2019-10-08
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91596
dc.description.abstractO aumento de informações diversas nas mídias torna seu crédito arriscado. As fakenews e as pseudociências tem ocupado lugar capital na vida da humanidade. Soma-se a isso o interesse de certos grupos (principalmente políticos) para que a ideia da “Terra Plana”, por exemplo, se sobreponha ao conhecimento científico. Nesse cenário, faz-se necessário uma formação que conceda aos alunos ferramentas para confrontar tal situação. A argumentação é um importante instrumento que coopera na construção de conceitos e pode alterar concepções anteriormente equivocadas. A História e Filosofia da Ciência traz em seu arcabouço a construção do conhecimento, bem como, suas mazelas que contribuem no campo da argumentação. O objetivo do presente trabalho foi estimular a habilidade argumentativa de alunos na disciplina de Física frente às pseudociências e teorias falsas atuais. O trabalho foi aplicado em quatro turmas do 1º ano do EM de um colégio público utilizando a História de Hipátia e Galileu Galilei.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul
dc.subjectEnsino de Física
dc.subjectHipátia
dc.subjectGalileu Galilei.
dc.titleHISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA: A CAPACITAÇÃO ARGUMENTÃTIVA A PARTIR DA CONSTRUÇÃO CIENTIFÍCA FRENTE À ASCENSÃO DO SENSO COMUM, FAKENEWS E PSEUDOCIÊNCIAS.
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs2777


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