Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAline SILVA
dc.contributor.authorAnderson GÓES
dc.date.accessioned2024-10-29T02:07:32Z
dc.date.available2024-10-29T02:07:32Z
dc.date.issued2019-10-09
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91560
dc.description.abstractO presente texto apresenta a comunicação de uma pesquisa em desenvolvimento, com abordagem qualitativa de natureza aplicada (LÜDKE; ANDRÉ, 2018), que procura analisar as contribuições da construção de jogos de tabuleiros por meio da utilização da Expressão Gráfica, para o desenvolvimento do conhecimento matemático nas crianças da Educação Infantil a Rede Municipal de Curitiba. Na construção do aporte teórico buscou-se identificar a presença dos elementos que compõe a Expressão Gráfica (GÓES, 2012 e 2013) nos documentos norteadores nacionais e municipais da Educação Infantil, verificando como se dá sua utilização nessa etapa da educação básica. Na sequência é verificada na literatura a utilização de jogos na Educação Infantil (KAMII, 2011; KISHIMOTO, 2014; SMOLE, 2015) para o desenvolvimento do conhecimento matemático, assim como buscando informações sobre as pesquisas acadêmicas realizadas sobre a temática, para o desenvolvimento e aplicação de um percurso didático em que a Expressão Gráfica seja o recurso para a construção de jogos de tabuleiro pelas crianças. O projeto que está sendo desenvolvido com as crianças fundamenta-se neste aporte teórico e divide-se em diferentes etapas de trabalho, que vão desde a ampliação de repertório cultural e imagético, passando pelos momentos de contato com jogos industrializados, chegando a construção dos jogos pelas próprias crianças. Nesta análise inicial são descritas as implicações da proposta desenvolvida quanto à ampliação do conhecimento matemático, as primeiras percepções apontam para o entendimento da importância da Expressão Gráfica e do processo de construção dos jogos de tabuleiro para o desenvolvimento do Conhecimento Matemático das crianças da Educação Infantil.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul
dc.subjectExpressão Gráfica
dc.subjectCrianças
dc.subjectMatemática
dc.subjectPráticas de Ensino.
dc.titleA CONSTRUÇÃO DE JOGOS DE TABULEIRO E O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs2719


Arquivos deste item

ArquivosTamanhoFormatoVisualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples