dc.description.abstract | No presente artigo foi realizada uma análise documental curricular e reflexiva do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, buscando entender os obstáculos que influenciam no desenvolvimento do espirito científico e sua apropriação diante da formação profissional desses futuros professores. Apropriando-se de abordagem qualitativa, com dados de ementas, títulos, programa e procedimentos metodológicos das disciplinas obrigatórias do curso sob a temática do processo de produção de recursos didáticos em sala de aula, pelos próprios discentes/licenciandos, à luz dos obstáculos epistemológicos de Bachelard. É comum, nas salas de aulas atuais a prática pedagógica com diversos materiais educativos que facilitem a aprendizagem, dentre eles: modelos, aulas práticas, trechos de vídeos, que deveriam contribuir para a construção do conhecimento dos estudantes. Levantando o questionamento sobre como se tem dado a formação dos licenciandos em ciências e biologia com ênfase no que se diz respeito às esses materiais. Em relação aos conceitos abordados nas disciplinas analisadas, pouco se tem dado suporte aos docentes em formação inicial dentro dessa temática, o que pode refletir em obstáculos epistemológicos na construção do perfil e prática do futuro professor. Nessa perspectiva, no artigo apresentamos alguns conceitos de Bachelard que podem oferecer suporte à uma formação de um profissional mais reflexivo com sua própria prática relacionado aos facilitadores didáticos. Indica-se que a prática docente pode e deve ser pautada por meio de constantes problematizações, assim como se é o processo de produção desses instrumentos pedagógicos. Uma vez que para Bachelard é necessário vencer os obstáculos epistemológicos para que se tenha um progresso dos licenciandos quanto a sua docência. É de máxima importância o conhecimento a respeito dos obstáculos possíveis dentro da formação docente para que o professor consiga planejar e desenvolver uma aula em que os estudantes não sejam prejudicados por estes obstáculos e assim haja a formação do conhecimento científico. | |